O recurso Proteção do CPF trata-se de uma ferramenta criada pela Receita Federal para ajudar o cidadão a não cair em golpes e outras práticas fraudulentas. Por meio dela, companhias e outros setores só poderão vincular ou utilizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) com a autorização do titular, evitando que ele seja pego de supetão ao ser associado sem o seu consentimento.
Além disso, a ferramenta abrange os órgãos registradores, como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — ou seja, a cobertura alcança todos os tipos jurídicos. Inclusive, vale mencionar que o processo de adesão é 100% gratuito, podendo ser feito no site oficial do Governo Federal, e pode ser revertido a qualquer momento no mesmo portal.
Todos os detalhes sobre o Proteção do CPF
Como bem sabemos, nos últimos anos, devido a evolução da tecnologia, houve um grande aumento no número de golpes e tentativas de fraudes envolvendo dados pessoais, principalmente em relação ao CPF. Diante deste cenário alarmante, as autoridades brasileiras decidiram criar uma ferramenta para evitar que os cidadãos brasileiros sejam vítimas de crimes desta natureza. Foi pensando nisso que surgiu o Proteção CPF, uma espécie de bloqueio para que ninguém use o seu documento sem autorização.
Em linhas gerais, a medida protege o cidadão de golpes cibernéticos, e até mesmo o auxilia em relação a registros e outros recursos no âmbito judicial. Sendo assim, a ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa física ou jurídica, bem como aqueles que são formalizados como Microempreendedor Individual (MEI) e no Inova Simples.
Vale ressaltar que o processo é totalmente gratuito e exige apenas que o cidadão tenha um cadastro no site oficial do Governo Federal. Caso não possua registro, basta criar a conta a qualquer momento no Gov.br. Dito isso, a seguir, veja como utilizar o Proteção do CPF.
Passo a passo de como desfrutar da ferramenta
- 1. Primeiro, acesso o portal oficial do Proteção do CPF;
- 2. Uma vez lá, clique no botão “Entrar com Gov.br” para iniciar o procedimento;
- 3. Em seguida, insira o seu CPF e login cadastrado no site do Governo Federal;
- 4. Depois, clique em “Autorizar” para que o site use seus dados para o processo de Proteção do CPF;
- 5. Na próxima tela, você fará o bloqueio do seu CPF para impedir o uso dele sem a sua autorização. Para isso, clique no botão “Impedir Participação“;
- 6. Na sequência, marque a opção destacada na tela para afirmar que você está ciente de que o seu CPF será bloqueado para o uso não autorizado;
- 7. Depois, na próxima janela, clique em “Sim” para confirmar o bloqueio;
- 8. De volta à tela principal, perceba que em “Situação” o status mudou para “Impedido“. Isso significa que o procedimento foi concluído com sucesso;
- 9. Pronto, agora o seu CPF já está impedido de ser usado sem o seu consentimento.