No mês de maio, a agência 0236 do Itaú Unibanco em Umuarama, no Paraná, encerrou suas atividades, fazendo com que seus clientes, investidores e aposentados fossem realocados para a unidade 2910, localizada na Avenida Brasil. De lá para cá, os problemas no atendimento estão cada vez maiores e causando revolta entre os correntistas.
Nas redes sociais, os clientes fazem diversas reclamações e compartilham imagens, relatando que a demora no atendimento chega a 40 minutos, o que vai de encontro com a legislação estadual nº 21.529/2023, que estabelece aos bancos e instituições financeiras o prazo máximo para atendimento de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados.
“Descaso na agência bancária em Umuarama. Mais de 40 minutos só para entrar no banco. Isso é uma palhaçada e ainda fecham uma agência. Onde vamos parar?”, indagou um cliente. “É assim que (NÃO) está funcionando a agência do Itaú em Umuarama“, relatou uma das correntistas da agência.
Sindicato dos Bancários e Procon se unem para resolver o problema
De acordo com o Sindicato do Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, já foram iniciados uma série de movimentos desde o mês de abril para tentar evitar o fechamento da agência. Isso porque a preocupação não se limita apenas aos empregos, mas também às condições de trabalho e à qualidade do atendimento aos clientes e demais usuários.
Segundo Edilson José Gabriel, diretor de Política Sindical, ele e o presidente do sindicato, Wilson de Souza, reuniram-se virtualmente com representantes do Itaú Unibanco antes do fechamento da agência para debater sobre o assunto, tendo como foco os empregos dos bancários e bancárias da unidade que seria fechada. No dia 29 de abril, a Câmara Municipal de Umuarama aprovou, por unanimidade, uma moção de apoio à causa.
“Após os últimos eventos, fizemos contato com o Procon novamente, que nos informou já ter um procedimento administrativo em aberto. Nesta segunda-feira (10) à tarde, entramos em contato com a Gerente Regional, Ananza Castilho, e com a Área de Relações Sindicais, solicitando uma reunião com urgência, onde vamos cobrar a contratação de mais funcionários“, relatou Edilson.
Já o diretor da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Umuarama, Thalison Souza Neto, em entrevista concedida ao portal OBemdito, explicou que o processo está em fase de instrução , razão pela qual nenhuma medida extra foi tomada até o momento. Além disso, ele pontuou que as filas devem diminuir, visto que os cidadãos contemplados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já terão recebido seus pagamentos.
Vale destacar que o Itaú Unibanco entrou em contato com o Procon de Umuarama apenas no processo preliminar e, até o fechamento desta matéria, não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o tema. Procurada para comentar sobre a situação da agência 0236, a instituição financeira preferiu não se posicionar. Todavia, o espaço segue aberto para esclarecimentos por parte do banco.