Esta região do Brasil vai ter conta de energia bem mais barata

Ótima notícia para os residentes destas cidades

Desde o dia 12 de julho deste ano, a conta de luz dos cidadãos atendidos pela Energisa Sul-Sudeste em Bragança Paulista e região tiveram uma redução média de 9,89%. O desconto na fatura foi homologado no dia 9 de julho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dentro do cronograma do Reajuste Tarifário Anual (RTA) de 2024 e contempla 877 mil clientes em 82 cidades localizadas no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR).

Na prática, a tarifa da Energisa Sul-Sudeste terá efeito médio a ser percebido pelos consumidores de -9,89%. Para a baixa tensão, o índice será de -9,40%, sendo que os clientes residenciais (B1) devem perceber -9,37%. Já os consumidores que se enquadram na média e alta tensão (indústrias e comércios), o índice médio será de -11,12%.

Vilões da conta de luz no inverno

Com a chegada da época mais fria do ano, é muito comum gastarmos mais energia, principalmente no banho. O problema é que a frequência desse hábito pesa na fatura. Como você já deve imaginar, os eletrodomésticos que mais consomem eletricidade no inversão são:

  • 1º posição: chuveiro elétrico;
  • 2º posição: secador de cabelo;
  • 3º posição: máquina de lavar roupas;
  • 4º posição: máquina de lavar louças.

O banho quente, por sua vez, ganha com uma certa folga e pode representar de 25% a 35% da fatura de energia elétrica. Isso porque o uso do chuveiro elétrico na temperatura máxima pode resultar em um aumento médio de R$ 60 no preço final do boleto — considerando uma família de quatro pessoas em que cada membro toma banho quente com duração de sete minutos por dia —, sem levar em conta as taxas e bandeiras tarifárias.

Como economizar?

  • 1. Chuveiro elétrico: como nos dias mais gelados as pessoas costumam aumentar o tempo no banho e usar o chuveiro no modo inverno, uma opção é manter a regulagem do chuveiro na posição verão, que consome cerca de 30% menos energia, abrir menos o registro tendo uma menor caída de água e controlar o tempo entre 5 a 8 minutos.
  • 2. Secador de cabelo: busque enxugar bem o cabelo com uma toalha antes de usar o aparelho. Quanto menos tempo de utilização, melhor.
  • 3. Ferro de passar roupa: faça o serviço de uma só vez e separe os itens conforme o tipo de tecido. Peças mais delicadas podem ser passadas logo no início, quando a temperatura está em elevação, ou no final, com o ferro já desligado, aproveitando o calor residual.  
  • 4. Aparelhos em modo espera: muitos aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão em modo de espera (standby). Portanto, desligue completamente esses dispositivos quando não estiverem em uso para evitar o consumo desnecessário de energia elétrica.
  • 5. Lavar roupas e louças: use a máquina de lavar roupas e louças com cargas cheias para otimizar o uso de água e energia. Evite ainda o uso de secadoras.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.