Na última sexta-feira (28), a Receita Federal distribuiu os recursos do 2º lote da restituição do Imposto de Renda. Na ocasião, 5.755.667 contribuintes foram contemplados por uma fração do montante de R$ 8,5 bilhões. Além disso, o Fisco incluiu 252.738 cidadãos do Rio Grande do Sul, os beneficiando por conta das fortes chuvas e enchentes que devastaram a região.
Apesar dos pagamentos atenderem milhares de pessoas, muitos acabaram não recebendo os recursos, gerando uma série de dúvidas sobre o que fazer caso as quantias da restituição do Imposto de Renda não sejam depositadas. Pensando nisso, nesta matéria, elaboramos um breve guia do que fazer nesta situação, para que você possa acessar o montante sem muita complicação.
Não recebi o depósito, o que fazer?
Aqueles que aguardam a restituição do Imposto de Renda podem verificar a sua situação no portal oficial da Receita Federal de maneira prática e rápida. Logo, ao informar seu CPF, data de nascimento e a declaração correspondente ao ano, uma mensagem específica indicará se você está apto a receber o dinheiro ou se terá que aguardar os próximos lotes — confira as datas mais abaixo na matéria.
Além disso, caso o montante não seja depositado na sua conta até o final do dia programado, será preciso investigar se há possíveis problemas. Portanto, verifique se sua declaração foi retida na malha fina ou se houve algum erro no preenchimento dos dados bancários. Sanar o impasse é de suma importância para assegurar que o contribuinte receba os valores devidos sem maiores complicações.
Vale destacar que dados incorretos podem ter suas correções pelo portal e-CAC, sendo necessário atualizar a conta para crédito da restituição do Imposto de Renda. Caso a conta seja encerrada, é possível reagendar o depósito por meio do Banco do Brasil (BB). Em último caso, se os problemas envolvendo o pagamento não forem resolvidos, pode-se recorrer ao contato direto com a agência bancária para finalmente solucioná-los.
Passo a passo de como realizar a consulta
- 1. Primeiro, acesse o site oficial da Receita Federal — do qual você pode entrar clicando aqui;
- 2. Depois, clique em “Iniciar“;
- 3. Na sequência basta informar o seu CPF e data de nascimento para prosseguir;
- 4. Por fim, basta verificar o informe exibido na tela para descobrir o que aconteceu.
Próximos pagamentos da restituição do Imposto de Renda de 2024
O calendário de restituição do Imposto de Renda segue a todo vapor. Neste sentido, após a distribuição do 2º lote, a Receita Federal agendou mais três lotes para este ano. Cabe destacar que os repasses estão marcados respectivamente para o final de cada mês subsequente, estendendo-se até o final de setembro de 2024. Dito isso, confira as datas:
- 1º lote: depósito no dia 31 de maio de 2024 (pago);
- 2º lote: depósito no dia 28 de junho de 2024 (pago);
- 3º lote: depósito no dia 31 de julho de 2024;
- 4º lote: depósito no dia 30 de agosto de 2024;
- 5º lote: depósito no dia 30 de setembro de 2024.