Conta de energia pode diminuir para moradores destes 3 locais

No entanto, governo aciona bandeira amarela; entenda

Na última terça-feira (9), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a redução média de 9,98% na tarifa de luz para moradores de Bragança Paulista, Vargem e Joanópolis (apenas o trecho atendido pela Energisa). Segundo a concessionária, a medida entrará em vigor a partir da próxima sexta-feira (12).

A decisão foi tomada pela Aneel após o reajuste anual da tarifa para consumidores da Energisa Sul-Sudeste, visto que a medida está prevista no contrato de concessão e aplicada para todas as distribuidoras de energia elétrica do Brasil. Em suma, como mencionado há pouco, a correção média será de 9,89%.

De acordo com a Aneel, o índice de redução para clientes residenciais será de 9,40%. No caso dos estabelecimentos que têm consumo de média e alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte, o abatimento será de aproximadamente 11,12%. Ou seja, todas as faixas de consumidores vão pagar menos na conta de luz.

Ativação da bandeira tarifária amarela

Por outro lado, pela primeira vez desde abril de 2022, o Governo Federal acionou a bandeira amarela para tarifas de energia elétrica neste mês de julho. Por conta disso, haverá cobrança adicional na fatura e, consequentemente, o preço da conta de luz será mais elevado para residências e companhias. Nos últimos 26 meses, o país estava na bandeira verde, isto é, sem necessidade de acréscimo na fatura.

O que muda com a bandeira amarela?

  • 1. A tarifa aumenta R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh);
  • 2. O consumo médio em uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh.

O que motivou a mudança?

Segundo a Aneel, além da necessidade acionar as termelétricas, elevando o custo da conta pública, os fatores que levaram à adoção da bandeira amarela são:

  • 1. Previsão de chuvas abaixo da média no segundo semestre (cerca de 50% menos que o normal);
  • 2. Previsão de temperaturas acima da média no inverno, o que levará ao acionamento de aparelhos para amenizar o ambiente.

Quais aparelhos gastam mais no inverno?

Com o aumento sendo inevitável para muitos brasileiros, é de suma importância conhecer os “vilões” da conta de luz, mais especificamente no período marcado pelas baixas temperaturas: o inverno. Veja a lista:

  • 1. Aquecedor elétrico;
  • 2. Ar-condicionado (com ar quente);
  • 3. Chuveiro elétrico;
  • 4. Torneira elétrica.

Como gastar menos?

  • 1. Atualize os eletrodomésticos

Para não pagar uma fortuna na conta de luz, a recomendação é investir na eficiência energética, ou seja, investir em aparelhos que consomem menos energia elétrica para funcionar. Ao observar a etiqueta do produto, é possível verificar uma escala do verde ao vermelho, junto das letras que vão do A (mais econômicos) ao E (menos econômicos).

  • 2. Não esqueça de tirá-los da tomada

É de suma importância não deixar os aparelhos em “stand by“, isto é, quando os aparelhos não desligam completamente, como computadores e carregadores de celular, por exemplo. Inclusive, micro-ondas também consome energia, mesmo sem estar funcionando, visto que o painel fica ligado.

  • 3. Lave roupas em grandes quantidades

Neste caso, você economiza energia elétrica e água. Portanto, enquanto o inverno perdurar, sempre que possível, lave um número considerável de roupas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.