Na última terça-feira (6), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução de 2,63% nas tarifas dos consumidores residenciais atendidos pela Equatorial Pará. Vale destacar que a medida entrou em vigor na quarta-feira (7), contemplando milhões de lares paranaenses.
Os fatores que mais impactaram no desconto da tarifa foram os custos com compra de energia, distribuição e componentes financeiros. A seguir, confira a redução dividida por classe de consumo:
- 1. Baixa tensão em média: – 2,66%;
- 2. Alta tensão em média: – 7,24%;
- 3. Efeito Médio para o consumidor: – 3,56%.
Como destacado há pouco, a decisão da Aneel vai impactar cerca de três milhões de unidades consumidoras nos 144 municípios do Pará. O processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA) ocorre nos anos em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP). De acordo com a concessionária do serviço, o procedimento ocorre anualmente no setor elétrico brasileiro, estando previsto na regulamentação da Agência, no contrato de concessão da Equatorial Pará e de todas as distribuidoras que operam em terras brasileiras.
“O reajuste é um processo conduzido e o índice é definido pela Aneel para manter atualizado o valor das tarifas, frente a variação da inflação e do custo com a compra de energia, com a transmissão e encargos setoriais“, informou a Equatorial Para (via G1).
Revisão tarifária
Na tarde da última terça-feira (6), o governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu com Sandoval Feitosa, diretor-geral da entidade reguladora, e Agnes da Costa, também diretora. O político afirmou que é um dia importante para a população.
Durante a audiência, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica reconheceu que os paraenses pagam a energia elétrica com índices acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M). Cássio Bitar, Defensor Público do Pará e presidente em exercício do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa), e o consultor do Concepa, professor Carlindo Lins, também estiveram na sede da Aneel na terça-feira.
Por que o reajuste foi suspenso no ano passado?
Em agosto de 2023, um reajuste proposto pela Aneel foi suspenso após ação judicial da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). No mesmo mês, uma audiência pública na Câmara Federal foi feita para debater o então aumento da tarifa de energia elétrica do Pará. Na ocasião, o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, reconheceu os investimentos realizados no sistema elétrico, mas defendeu revisão no sistema de cobrança de energia.
Dicas para economizar na conta de luz
Como bem sabemos, a fatura de energia elétrica costuma ser uma das mais caras em qualquer residência, impactando significativamente o orçamento familiar. Por conta disso, cada vez mais pessoas estão buscando formas de gastar menos luz. Com isso em mente, separamos algumas dicas para economizar. Acompanhe:
- 1. Utilize lâmpadas LED;
- 2. Tire os eletrônicos da tomada;
- 3. Aproveite a luz natural;
- 4. Reduza o tempo e a frequência de uso de alguns aparelhos, como a máquina de lavar, por exemplo;
- 5. Use o ar-condicionado moderadamente;
- 6. Economize energia no chuveiro;
- 7. Opte por eletrodomésticos mais eficientes.