Beneficiários do BPC que usam WhatsApp e SMS devem abrir comunicado
O informe serve para alertar os segurados sobre um possível corte no benefício
Um novo golpe identificado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sendo aplicado contra segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por esse motivo a autarquia previdenciária está pedindo mais atenção por parte daqueles que recebem o auxílio.
O golpe acontece quando os criminosos enviam mensagens por meio do WhatsApp ou SMS aos beneficiários do programa, e informam que eles teriam direito a um valor de R$ 1.412. O objetivo dos golpistas é conseguir extrair dados pessoais e bancários das vítimas.
Principais alvos
Cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica, idosos e indivíduos com deficiência que recebem o BPC são as principais vítimas dos criminosos, isso se dá devido a fragilidade financeira em que se encontram, o que as tornam alvos mais fáceis.
Como se manter protegido
- 1. Desconfie de mensagens estranhas;
- 2. Nunca forneça informações pessoais ou bancárias em resposta a mensagens de desconhecidos;
- 3. Sempre confirme a veracidade da informação entrando em contato diretamente com o INSS ou outro órgão oficial;
- 4. Evite clicar em links suspeitos de origem duvidosa;
- 5. Informe as autoridades: se você receber uma mensagem suspeita, denuncie à polícia e ao INSS.
Como denunciar o crime?
Caso você venha a ser uma vítima ou tenha suspeita que alguém está tentando aplicar o golpe, faça uma denuncia junto ao INSS por meio do número 135 ou pelo portal Meu INSS. Também é recomendado registrar um boletim de ocorrência na delegacia da sua cidade.
Cortes no BPC preocupa beneficiários
O objetivo das revisões no BPC não tem como objetivo penalizar os beneficiários, haja visto que não há qualquer tipo de risco para quem está com o seu benefício regular, ou seja, conforme todas as exigências do programa.
A nova missão do Governo Federal será de eliminar fraudes, assim como realizar uma reavaliação dos benefícios para identificar possíveis inconsistências, seja com relação à concessão dos benefícios, ou mesmo peneirar possíveis beneficiários irregulares na iniciativa do governamental.
Dessa forma, os contemplados por benefícios do INSS, ou mesmo beneficiários de programas sociais como o próprio BPC, não devem temer qualquer possível corte, caso estejam em conformidade com todos os requisitos dos programas.
Impacto da medida
Uma revisão de concessão dos benefícios do INSS, tem como objetivo verificar possíveis inconsistências, ou mesmo benefícios que estão sendo pagos de maneira irregular, ou seja, onde o beneficiário não está de acordo com as regras do benefício.
Geralmente, as revisões do INSS acontecem quando a própria autarquia identifica possíveis irregularidades ou sinais de fraude, onde todos os beneficiários identificados são convocados para uma avaliação. Não para excluir o benefício, mas para que os segurados comprove dados incongruentes.
De acordo com as projeções, somente a revisão do INSS, pode aliviar os cofres públicos em R$ 7,3 bilhões, onde, conforme regra dos pentes-finos, os benefícios que passam por revisão são aqueles por incapacidade, como o auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária).