Como bem sabemos, o Banco do Brasil (BB) é uma das principais instituições financeiras do país, figurando como um dos bancos mais antigos do mundo. Por conta de sua relevância, a companhia costuma ser alvo de criminosos que se aproveitam para aplicar golpes nos clientes, principalmente naqueles que utilizam o cartão de crédito. Para mitigar o número de vítimas, o BB passou a emitir uma série de alertas sobre essas práticas ilegais e algumas orientações para os correntistas se protegerem.
Vale lembrar que, nos últimos anos, os golpes bancários tornaram-se um problema frequente, fazendo com que instituições como a estatal se tornassem reféns da prática criminosa. Isso porque os golpistas sempre inventam novas formas de ludibriar correntistas e roubar dados e dinheiro.
O método mais utilizado pelos criminosos é utilizar o nome de bancos renomados para enganar as vítimas, passando-se por funcionários da instituição e induzindo as pessoas a fornecerem informações sensíveis, como CPF, número do cartão de crédito e senha. Com isso em mente, a seguir, confira como os golpistas agem.
Golpes mais comuns
Phishing
Para quem não conhece, o phishing trata-se de uma técnica em que o criminoso envia e-mails, mensagens ou links falsos, fingindo ser uma entidade confiável como bancos ou grandes companhias para roubar informações das vítimas. O contato, geralmente, apresenta supostas promoções imperdíveis, como descontos exclusivos ou prêmios, para atrair a atenção das pessoas. Para se proteger, o BB sugere as seguintes ações:
- 1. Desconfie de e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos ou com endereços suspeitos;
- 2. Antes de clicar em qualquer link, passe o cursor do mouse sobre o link para verificar se a URL é real.
Golpes de compras online
Outra prática muito comum é a criação de sites de compras falsos ou listagens fraudulentas em portais legítimos para roubar dinheiro ou informações financeiras dos consumidores. Portanto, segundo o BB, sempre opte por plataformas conhecidas e pesquise a reputação do vendedor antes de fazer qualquer compra. Confira algumas dicas:
- 1. Verifique se o site possui certificado de segurança (https://);
- 2. Pesquise avaliações e comentários sobre o vendedor.
Golpes de suporte técnico
Neste caso, o golpista se passa por técnicos de suporte de companhias famosas, como o próprio BB, entrando em contato via telefone, e-mail ou pop-ups para obter acesso remoto ao seu computador e roubar informações sensíveis. Logo, desconfie de contatos não solicitados, visto que empresas legítimas raramente entram em contato sem que o cliente abra uma solicitação. Veja como se resguardar:
- 1. Nunca forneça acesso remoto a seu computador a estranhos;
- 2. Verifique a legitimidade do contato diretamente com a empresa.
Canais de atendimento do Banco do Brasil
Caso tenha sido vítima de um dos golpes mencionados acima, o BB oferece diversos canais de atendimento para ajudar seus correntistas. Os números são:
- 1. Central de Atendimento para capitais e regiões metropolitanas: 4004 0001;
- 2. Demais localidades: 0800 729 0001;
- 3. SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): 0800 729 0722.
Além disso, se preferir, é possível registrar uma reclamação formal no BB. A partir daí, a instituição financeira analisará o seu caso e fornecerá um número de protocolo para que você acompanhe o andamento da investigação.