Na última quinta-feira (22), o programa Mãe de Pernambuco abriu um novo ciclo de confirmação para o pagamento do benefício mensal de R$ 300. O auxílio em questão é concedido a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica do Estado. De acordo com o governo local, o objetivo é contemplar 100 mil mães.
Desde o lançamento da iniciativa pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), em março de 2024, mais de 97 mil mulheres foram agraciadas. Para esta nova etapa do Mães de Pernambuco, que conta com 10.875 vagas, a preferência será das pernambucanas que estão na lista de espera.
Critérios de elegibilidade do programa
Para receber o benefício, as mulheres precisam cumprir simultaneamente cinco requisitos. São eles:
- 1. Ser responsável familiar;
- 2. Residir em Pernambuco;
- 3. Ser beneficiária do programa Bolsa Família e estar com os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizados;
- 4. Estar em período de gestação, ser mãe ou responsável por criança de zero a seis anos (72 meses);
- 5. Não possuir vínculo empregatício formal.
As mulheres que se enquadram nos critérios destacados acima podem acessar o site oficial do Mães de Pernambuco para realizar a confirmação e aderir ao benefício até o dia 19 de setembro.
Nova leva de contempladas
O secretário da SAS, Carlos Braga, explica a prioridade do novo ciclo de confirmação: “Priorizamos mulheres na lista de espera e abrimos novas vagas devido à saída de beneficiárias que não atendem mais aos critérios de elegibilidade ou que não fazem mais parte do programa, como crianças que ultrapassaram a faixa etária de 0 a 6 anos“.
Como confirmar o benefício?
Após acessar o site do programa, é preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento. Feito isso, o sistema informará se a interessada está elegível e se está dentro das vagas. Caso seja aprovada, basta confirmar o interesse em participar do Mães de Pernambuco. Por outro lado, se não conseguir uma das oportunidades, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera.
Em parceria com o Governo de Pernambuco, a Caixa Econômica Federal (CEF) está enviando os cartões do programa às residências das seguradas e operacionalizando os repasses. Caso a beneficiária ainda não tenha recebido o cartão, é possível sacar o valor nas agências da CEF, apresentando documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso enfrente algum tipo de dificuldade, a orientação é entrar em contato com a Ouvidoria Social da SAS, pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800 081 4421, informando nome completo, CPF e NIS.
Mães de Pernambuco em números
Nos últimos meses, o programa realizou o pagamento da primeira parcela no dia 13 de maio, contemplando 72.461 mulheres. A segunda distribuição, em 7 de junho, beneficiou 81.876 mães, enquanto o terceiro repasse, em 5 de julho, foi destinado a 85.669 pernambucanas. Já na quarta parcela, com o pagamento realizado no dia 7 de agosto, 89.999 mães foram agraciadas, um aumento de 4.330 em comparação com o mês anterior.