segunda-feira, junho 2, 2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre
Canal Consulta Pública
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Canal Consulta Pública

Fim do saque-aniversário do FGTS é solicitado por empresários

Bruno Gama Por Bruno Gama
31/08/2024
Em FGTS
0

Diversos empresários brasileiros estão solicitando o fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), alegando que a modalidade coloca em risco os recursos para o setor de habitação devido ao direcionamento do montante para este fim.

Para quem não está familiarizado com o tema, a modalidade permite aos trabalhadores retirarem anualmente uma fração do saldo do FGTS, mais uma parcela adicional, no mês de seu aniversário. Uma vez escolhido, o saque-aniversário substituiu o direito ao saque-rescisão, em caso de demissão sem justa causa. De acordo com o Governo Federal, a ideia ao implementá-lo era baratear o custo do crédito para contribuintes em relação a outras operações de financiamento.

Críticas ao saque-aniversário

Luiz França, presidente da Associação Brasileira das Incorporadas Imobiliárias (Abrainc), criticou as instituições financeiras que, na sua opinião, estão faturando com os juros nas operações de empréstimos consignados sobre os recursos do Fundo.

“Dentro do saque-aniversário, 66% é alienação. A indústria bancária, ao fazer a alienação, estimula muito o saque-aniversário. Os bancos, realmente, estão ganhando muito dinheiro com o saque-aniversário“, disse França.

Quem também endossou o coro contra a modalidade foi Renato Correa, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “Os saques extraordinários do FGTS são extremamente danosos para a habitação e a salvaguarda do trabalhador“, afirmou.

Já Alexandre Schubert, vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), também defende o fim do saque-aniversário. Na visão dele, a modalidade teve sua razão para existir, mas, atualmente, não se faz mais necessária.

“Extingui-lo seria a melhor solução. Precisamos manter o FGTS em condições para financiar a habitação a custo barato. O saque-aniversário esvazia a principal fonte do financiamento imobiliário, em especial do Minha Casa, Minha Vida. Se isso não acontecer, prejudicará todo o segmento e potenciais compradores“, frisou o vice-presidente da Ademi-ES.

Por fim, Douglas Vaz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado, explica que liberar o dinheiro do FGTS para outras finalidades, seja pelo saque-aniversário ou por crédito consignado, pode ser prejudicial ao próprio trabalhador, pois cria-se um endividamento com bloqueio em sua conta.

Transição para o consignado

Luiz Marinho, responsável pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vem estudando a possibilidade de uma transição de um ano para a nova modalidade de crédito consignado por meio da plataforma FGTS Digital. A proposta tem como objetivo substituir a antecipação do saque-aniversário do FGTS.

De acordo com o estudo feito pelo ministro, durante o período de transição de 12 meses, os dois tipos de crédito, a antecipação do saque-aniversário e o novo consignado, coexistiram. A expectativa é que, após esse prazo, o adiantamento seja descontinuado, mantendo apenas a modalidade de consignado para trabalhadores no regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) via FGTS Digital.

Ainda segundo Marinho, a ideia é superar a resistência das instituições financeiras que consideram a antecipação do saque-aniversário do FGTS atraente. Por fim, ele mencionou que, para facilitar a aprovação, o crédito consignado seria liberado para a iniciativa privada.

Post anterior

Bolsa Família de Setembro: datas e valores atualizados

Próximo post

Dê adeus aos códigos de barras: seus dias estão contados

Próximo post
Dê adeus aos códigos de barras: seus dias estão contados

Dê adeus aos códigos de barras: seus dias estão contados

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADO

16 de outubro é o último dia para quem deseja sacar dinheiro

8 meses Atrás
Bolsa Família: Datas de pagamentos de maio são confirmadas

Mais de 300 mil famílias do Bolsa Família sofrerão redução no valor do benefício em maio

1 mês Atrás
carteira de trabalho digital mcamgo abr 240620211818 7

Dados revelam quais as profissões mais desafiadoras no Brasil

6 meses Atrás
SUPER SETE 374: RESULTADO de hoje (24/03), sexta-feira

SUPER SETE 374: RESULTADO de hoje (24/03), sexta-feira

2 anos Atrás

EDITORIAS

  • Bolsa Família
  • Cadastro Único
  • Concursos e Seletivas
  • Dicas e Curiosidades
  • Economia
  • Educação
  • Famosos
  • FGTS
  • Finanças
  • INSS
  • Loterias Caixa
  • Mundo
  • Notícias
  • Off
  • Saúde
  • Tecnologia

ASSUNTOS RECENTES

alimentos Anvisa aposentadoria auxilio brasil azeite benefícios Bolsa Família café Calendário concurso público Correios cozinha declaração descontos indevidos dinheiro economia brasileira educação Enem ensino médio fraude igreja católica Imposto de Renda INSS investimentos limpeza limpeza doméstica MEI Mudanças Climáticas nutrição pagamento papa pensionistas pix plantas pobreza qualidade de vida Receita Federal restituição saúde saúde pública segurança Segurança Alimentar segurança digital turismo VAGAS

Canal Consulta Pública

O Canal Consulta Pública é referência na apuração jornalística de programas sociais, Bolsa Família, Cadastro Único, INSS e finanças pessoais para brasileiros.

Leia agora!

  • Imposto de Renda 2025: Como corrigir erros na declaração já enviada
  • ANAC suspende operações aéreas dos Correios por falhas na segurança
  • Não perca o prazo! Inscrições para o ENEM 2025 já terminam nesta semana

Editorias

  • Bolsa Família
  • Cadastro Único
  • Concursos e Seletivas
  • Dicas e Curiosidades
  • Economia
  • Educação
  • Famosos
  • FGTS
  • Finanças
  • INSS
  • Loterias Caixa
  • Mundo
  • Notícias
  • Off
  • Saúde
  • Tecnologia

Notícias recentes

Imposto de Renda 2025: Como corrigir erros na declaração já enviada

Imposto de Renda 2025: Como corrigir erros na declaração já enviada

02/06/2025
ANAC suspende operações aéreas dos Correios

ANAC suspende operações aéreas dos Correios por falhas na segurança

02/06/2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre

© 2024 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade

© 2024 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.