O Enem 2023 já é realidade. Muitos estudantes sonham em entrar para a universidade e o exame é porta de entrada para muitos alunos. Já no início do ano é comum se matricular em cursinhos, realizar simulados e até contratar professores particulares. Apesar disso, a redação é a grande chave para o Enem e pode salvar sua nota no exame. Veja 3 dicas para se preparar!
- Fique atento às regras da redação
O modelo de redação do Enem é o dissertativo-argumentativo, ou seja, você deve ter conhecimento e expressar sua opinião sobre o assunto apresentado. Para isso, o ideal é incluir citações, exemplos, enumerações e dados estatísticos. Muitos desses dados estão nos próprios textos-base da prova.
2. Assista à entrevistas
Para argumentar de uma forma mais concisa e coesa, o ideal é ficar antenado em entrevistas e debates realizados em escolas, instituições estudantis e até em programas de TV ou no próprio Youtube, como no Roda Viva.
3. Leia textos de qualidade
Bons livros formam bons escritores. Assim, aumente seu repertório em livros clássicos, políticos e até mesmo manifestos. Dessa forma, sua redação apresentará assuntos que irão se ligar e dar mais vida à escrita.
Confira as datas do Enem 2023
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já tem data marcada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame irá acontecer nos dias 5 e 12 de novembro e as inscrições devem ser feitas entre 8 e 19 de maio para o Enem Regular. Os resultados estão previstos para 16 de janeiro do próximo ano.
Assim como o Enem, o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos) também tem data marcada. As inscrições acontecem de 22 de maio a 02 de junho deste ano com aplicação do exame para 7 de agosto.