As provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2024 serão aplicadas nesta terça-feira (4). A expectativa é de que cerca de 18,5 milhões de estudantes participem desta etapa. Cabe destacar que a duração da prova é de 2h30, exceto para alunos com deficiência, que poderão fazer em 3h30. Outro ponto importante é que as escolas participantes são totalmente responsáveis pela aplicação do exame.
Para resolver os problemas matemáticos, os estudantes poderão utilizar lápis e caneta esferográfica de tinta preta ou azul. No que diz respeito ao gabarito, ele será divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) dentro de 30 dias úteis. Já o prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase estará aberto entre os dias 5 e 17 de junho.
Inclusive, nesta edição, a Obmep bateu o recorde de escolas e cidades participantes. Como informado pelo Impa, vão participar um total de 56.513 escolas e 5.564 municípios. Lembrando que a olimpíada é a maior competição científica realizada no Brasil. As provas acontecem em duas fases e são aplicadas aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Cronograma e provas
Nas próximas linhas, você confere como serão as provas da Obmep 2024:
1ª fase (terça-feira, 4 de junho)
- Prova com 20 questões objetivas.
2ª fase (sábado, 19 de outubro)
- Prova com seis questões discursivas.
Cabe destacar que nos exames da olimpíada são cobrados conteúdos de matemática vistos durante as fases de ensino, conforme o nível da avaliação. Ou seja, são três níveis:
- Nível 1: alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental;
- Nível 2: alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental;
- Nível 3: alunos do ensino médio do 1º ao 3º ano.
Prêmios concedidos
Os estudantes que se destacarem nas provas da Obmep 2024 poderão receber medalhas, certificados de menção honrosa e bolsas de programas de iniciação científica. Abaixo, confira a quantidade prêmios distribuídos na competição de matemática:
- 650 medalhas de ouro;
- 1.950 medalhas de prata;
- 5.850 medalhas de bronze;
- 51 mil certificados de menção honrosa.
Vale mencionar que os medalhistas garantem a participação no Programa de Iniciação Científica (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática. Além disso, para alunos da rede pública de ensino, são oferecidas bolsas de estudo no valor de R$ 300.
Como estudar a matemática?
Entender a matemática não é uma tarefa fácil, visto que é preciso de organização e de uma boa metodologia para fixar o aprendizado. Apesar dos exercícios matemáticos exigirem uma estratégia simples, elas também requerem um bom nível de senso analítico. Pensando nisso, a seguir, você confere algumas dicas que te ajudarão na hora de buscar conhecimentos em matemática:
- 1. Elabore resumos e fichamentos
Tomando como base suas anotações e o conteúdo do livro didático usado em sua escola, faça resumos usando suas próprias palavras. Para ajudar na compreensão do que foi escrito, você deve fazer o fichamento por tópicos e usar diferentes folhas de papel para escrever.
- 2. Estabeleça uma rotina de estudos
É de suma importância separar um momento do seu dia para revisar a matéria. Logo, estabeleça um horário para se dedicar aos estudos. O ideal é dar preferência aos horários em que você está com a mente mais descansada, como no início da manhã, ou à noite.
- 3. Pratique diversos exercícios
Para saber se você de fato aprendeu um determinado conceito, você deve aplicá-lo e a forma certa de fazer isso é resolvendo exercícios. Busque sempre propostas novas, diferentes dos que você está habituado a fazer em sala de aula.