Os cidadãos que almejam ingressar em uma instituição de ensino superior privada por meio de uma bolsa de estudo devem ficar atentos, visto que, na última terça-feira (23), começaram as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre. Vale frisar que o cadastro pode ser feito até a próxima sexta-feira (26), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Ao que tudo indica, serão mais de 243 mil bolsas de estudos em todo território nacional, distribuídas em 367 cursos de 901 universidades. Vale mencionar que Santa Catarina é o 13° Estado com mais oportunidades: são 7.775 bolsas de 100% e 289 bolsas que cobrem 50% do valor.
Informações sobre o ProUni do segundo semestre
As inscrições são gratuitas e o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou em 2023, com nota mínima de 450 na média das cinco provas e não ter zerado na redação. A renda mensal familiar deve ser igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais e três salários mínimos para as bolsas parciais.
O resultado será divulgado no dia 31 de julho. Os candidatos da segunda chamada serão avisados no dia 20 de agosto. Os que não forem selecionados vão para a lista de espera e precisam demonstrar interesse na vaga entre os dias 9 e 10 de setembro.
Detalhes sobre o programa
O ProUni, como podemos observar, oferta bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo da iniciativa é estudante sem diploma de nível superior.
Para participar do ProUni, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- 1. Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- 2. Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- 3. Ter realizado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- 4. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- 5. Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
- 6. Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação brasileira;
- 7. Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Funcionamento
- 1. O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno);
- 2. Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas;
- 3. Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos;
- 4. Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada antes do fim do período de inscrição);
- 5. Se o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, ele constará como pré-selecionado.