O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja) para 2023 divulgou recentemente as datas de inscrição e de aplicação do exame. O cronograma oficial informa que as inscrições podem ser realizadas de 22 de maio até 2 de junho.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o cronograma tinha sido publicado no dia 02 de janeiro deste ano, contendo mais informações para os participantes e interessados que desejam realizar o exame. A prova visa oferecer certificados para jovens e adultos que não terminaram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.
- Inscrições: 22 de maio até 2 de junho;
- Aplicação das provas: 27 de agosto;
- Divulgação oficial do gabarito: 27 de agosto;
- Divulgação oficial dos resultados: 22 de dezembro.
Para se inscrever, o interessado precisa ter mais de 15 anos para cumprir o requisito do certificado do Ensino Fundamental. Caso o mesmo queira a avaliação para o Ensino Médio, esse precisa ter mais de 18 anos. A inscrição poderá ser realizada no site do Inep, quando estiver atualizado.
Enceja 2023: como será o exame
O Enceja 2023 contém cerca de 30 questões de múltipla escolha, acompanhadas de uma redação dissertativa-argumentativa, assim como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de até 30 linhas.
Em relação ao Ensino Fundamental, as matérias cobradas serão:
- Ciências Naturais;
- História e Geografia;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática.
Para a obtenção do certificado ao Ensino Médio, as provas tem acréscimos de matérias e áreas específicas. São elas:
- Ciências da Natureza e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e suas tecnologias;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e Redação;
- Matemática e suas tecnologias.
Para receber o certificado, o participante deverá pontuar pelo menos 100 pontos em cada prova, que são avaliadas em uma escala de 60 a 180.