Nos últimos anos, a infraestrutura de transporte no Brasil tem sido foco de discussões e planejamentos governamentais, especialmente em relação ao transporte ferroviário. Com o objetivo de aprimorar e expandir essa rede, está em andamento a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso.
Este projeto, liderado pela Rumo Logística, representa um investimento de aproximadamente R$ 14 bilhões e promete impulsionar a economia local e nacional.
A iniciativa abrange a conexão de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, atravessando significativos 730 km de trilhos. Além de impactar positivamente a logística de transporte, busca reduzir custos e promover benefícios sociais e ambientais.
Benefícios da ferrovia para o agronegócio
A ferrovia é estruturada de forma a atender principalmente o agronegócio, setor crucial para a economia brasileira. Com o novo traçado, espera-se um escoamento mais eficiente de produtos agrícolas, como soja e milho, do Mato Grosso para o mercado internacional.
Esta rota reduzirá a dependência do modal rodoviário, notoriamente mais caro e poluente, promovendo sustentabilidade e eficiência.
Os custos logísticos associados ao transporte de commodities serão sensivelmente reduzidos, aprimorando a competitividade no mercado global. Além disso, a diminuição nos congestionamentos nas rodovias proporcionará mais segurança e menor desgaste das vias.
Como a ferrovia contribui para a redução de emissões
Uma das grandes vantagens da adoção do transporte ferroviário é a significativa redução na emissão de gases poluentes. A ferrovia é eficaz em baixar as emissões em comparação ao transporte rodoviário tradicional. Estima-se que uma locomotiva emite até seis vezes menos gases do efeito estufa do que veículos de carga pesada.
O projeto também envolve medidas de sustentabilidade, como o mapeamento ambiental para proteger flora e fauna locais.
Além do crescimento econômico, a ferrovia apresenta um potencial significativo para estabelecer padrões no uso de tecnologia e inovação na engenharia ferroviária.