Já se encontrou no Google Maps? Algumas pessoas já se identificaram enquanto utilizam o Street View, modalidade que permite caminhar pelas ruas enquanto explora sob um olhar em 360° todo seu espaço. Com isso, muitas informações podem ser vazadas, como placas, rostos e casas.
Optando pela maior privacidade, é possível excluir imagens pessoas do Google Maps. Mesmo a função não sendo automática e cabível de avaliação pelo Google, a opção de borrar pode ser feita diretamente de seu navegador. Veja como excluir suas imagens pessoais:
- Abra o Google Maps no seu navegador (não está disponível para Android ou iOS);
- Digite o endereço que contém a informação que deve ser borrada/excluída;
- Um box com as informações do local irá aparecer;
- Toque na imagem do local para abrir o Street View;
- Toque em “Informar um problema” ao lado direito;
- Utilize o cursor do mouse e a caixa vermelha/preta para definir o que deve ser borrado.
Após esses passos, o próprio Google Maps irá te fornecer algumas opções de exclusão, mas é necessário selecionar o que você pretende ocultar, seja um rosto, residência, placa de carro ou até mesmo outro objeto pessoal.
É possível reverter as imagens excluídas do Google Maps?
Após o pedido de exclusão de alguma informação pessoal no Google Maps, a empresa informa que “não será mais possível reverter o efeito”. Antes de enviar todas as informações e imagens que precisam ser borradas, é necessário fazer uma revisão.
O Google entrará em contato através do contato de e-mail fornecido e confirmar ou negar a remoção. O período é indeterminado.
Caso você também queira fazer um pedido de melhoria de imagem, o Maps também aceita. Nas opções “imagem mal posicionada ou setas de navegação desalinhadas; “má qualidade da imagem em geral”; ou “há um lugar na rua com um ícone incorreto ou mal posicionada”, é possível compartilhar sobre a qualidade da imagem que foi feita.