A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) criou um portal em parceria com as operadoras de telefonia para que os cidadãos consigam se livrar de ligações indesejadas e frequentes.
Através do portal Qual Empresa Me Ligou os consumidores de qualquer lugar do país podem ter acesso a identificação de chamadas persistentes. Descobrindo assim qual empresa de telefonia está fazendo as ligações que tanto são desagradáveis.
O objetivo da iniciativa é combater esse tipo de comportamento, que é muito comum em empresas de telemarketing e causa transtorno a diversas pessoas.
Para usar o serviço o cidadão deve apenas fornecer o número de telefone que aparece no identificador de chamadas por seu celular no portal do serviço. Depois o site vai informá-lo sobre qual empresa fez a ligação.
Assim, seja por ligações insistentes e abusivas, ou até mesmo por chamadas com ofensas ou ameaças, o cliente poderá ter acesso a identificação da companhia e assim garantir os seus direitos se dirigindo aos órgãos de defesa.
A iniciativa atende a todos os casos de ligações insistentes?
Infelizmente não, o portal está voltado apenas a ligações de empresas de telefonia. Mesmo assim algumas empresas ainda não são identificadas pelo serviço.
A iniciativa só consegue identificar chamadas de empresas que estão na sua base de dados, assim é realizada a consulta aos números informados pelos cidadãos durante a pesquisa.
O Qual Empresa Me Ligou não identifica todas as empresas de telemarketing. Ele mostra as empresas que estão relacionadas às prestadoras de telecomunicação parceiras do portal, como é o caso da Claro, Vivo, Oi e Tim, por exemplo.
No entanto, conforme o site for se desenvolvendo a expectativa é que novos dados sejam acrescentados a base que o portal já apresenta.