Para alegria do povo nordestino, em mais da metade das capitais da região, o dia de São João, celebrado em 24 de junho, é considerado feriado por lei municipal ou estadual. Sendo assim, os trabalhadores terão direito a folga no início da semana, em plena segunda-feira.
Para o restante do Brasil, a data não é considerada feriado nacional. Logo, a folga só será concedida apenas em cidades que instituíram em lei municipal ou a partir de lei estadual. Mesmo assim, cada município também pode decretar ponto facultativo, ficando a critério dos empregadores.
Nos lugares onde a data é feriado, a regra é que todos os trabalhadores sejam dispensados de suas atividades laborais. Do contrário, os funcionários têm direito a receber o salário do dia em dobro ou uma folga compensatória. Vale destacar que das nove capitais do Nordeste, cinco decretaram a data como um feriado.
Capitais em que São João é considerado feriado
- 1. Aracaju;
- 2. João Pessoa;
- 3. Maceió;
- 4. Recife;
- 5. Salvador.
Cabe mencionar que nas cidades de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), onde acontecem as maiores festas de São João do Brasil, a data também é considerada feriado por lei municipal. Já nas capitais Fortaleza (CE), São Luís (MA), Teresina (Piauí) e Rio Grande do Norte (RN), o dia 24 de junho é uma data normal do calendário municipal. Além disso, não há legislação estadual que define São João como feriado. Vale frisar que, até a última quarta-feira (19), não havia decreto de ponto facultativo nessas regiões.
O que é ponto facultativo?
Resumidamente, em dias de ponto facultativo, trabalhadores do setor público são dispensados do serviço sem prejuízo da remuneração. Geralmente, a medida é decretada em dias úteis de trabalho, entre feriados e fins de semana. Lembrando que a concessão da folga é decidida apenas pelo patrão, visto que não é algo obrigatório.
Tradição de São João
Como já sabemos, em junho é celebrado o dia do santo São João e alguns outros santos, como Santo Antônio e São Pedro. Independentemente da figura religiosa, é bem verdade que o período é marcado por festas e comemorações, as tradicionais festas juninas que ocorrem todo ano. Pensando nisso, a seguir, descubra mais sobre a história e tradição desta data tão querida em solo brasileiro.
São João é um santo da Igreja Católica, com o dia 24 de junho (data de seu nascimento) sendo reservado para celebrá-lo. Na história contada na Bíblia, ele foi um dos santos mais próximos de Jesus por ser um parente próximo e, consequentemente, possui grande importância para os que têm fé no catolicismo. Além de ser batizado no rio Jordão, ele é primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias.
Além de ser padroeiro dos doentes, ele é conhecido como protetor dos casados e também ajuda a abrir os caminhos. Por conta disso, ele é considerado o santo do batismo. Nos contos bíblicos, São João faleceu no dia 29 de agosto, após Salomé pedir a cabeça dele a Herodes.