Após uma trégua da chuva, o Rio Grande do Sul (RS), novamente, deve sofrer com outras tempestades. Devido a formação de um ciclone tropical, há risco de novas tempestades assolarem a região gaúcha. Cabe destacar que a previsão foi divulgada na terça-feira (11), pelo site Meteored.
No entanto, está semana começou com predomínio de tempo firme no RS, clima este que deve permanecer por alguns dias. Todavia, a trégua das chuvas não será muito duradoura, visto que já há previsão para mudanças drásticas no tempo.
Apesar da previsão de fortes chuvas no Estado gaúcho, não são esperados altos volumes de precipitação, como os eventos registrados em abril e maio em regiões do RS e partes de Santa Catarina. Segundo os meteorologistas, as pancadas de chuva virão acompanhadas de ventos fortes, trovoadas, descargas elétricas e até mesmo uma eventual queda de granizo.
Antes das chuvas, a cobertura de nebulosidade vai figurar como uma destaque no Sul do país dentro dos próximos dias. Mesmo que chova no Rio Grande do Sul, a variação de nuvens já é algo esperado. Todavia, vale ressaltar para os residentes do Estado para que fiquem seguros.
Em decorrência da combinação de sistemas climáticos em diferentes campos da atmosfera terrestre, e especialmente por conta de um forte gradiente de pressão atmosférica, o cenário atual aponta para que haja maior presença de nebulosidade sobre a região gaúcha nos próximos dias. Vale lembrar que o fenômeno natural será observado no RS. No entanto, até a próxima sexta-feira (14), as chuvas vão avançar gradualmente sobre Santa Catarina até chegar ao Paraná.
Temporais devem ocorrer nesta semana
Apesar do avanço da nebulosidade sobre a região nos próximos dias, a chuva em si só voltará entre sexta-feira (14) à noite e a madrugada de sábado (15). Após este período, é que começam os riscos de tempestades no fim de semana.
Originalmente, as primeiras pancadas de chuva entre o Sul e a Campanha Gaúcha terão influência de um corredor de umidade, ligado a uma frente fria afastada no Atlântico. No caso de uma área de baixa pressão, no interior do continente, também haverá influência nas tempestades, visto que o sistema vai mudar o tempo já na fronteira oeste do RS.
Mesmo assim, a mudança abrupta no tempo vai ocorrer por conta do processo de formação de um ciclone extratropical no decorrer do fim de semana. Logo, este é o principal ocorrido que pode gerar fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A Região Metropolitana de Porto Alegre, também, será atingida e, muito provavelmente, registrará volumes significativos de chuva e temporais com vento, raios e granizo.
Sendo assim, a orientação do governo brasileiro é que os gaúchos continuem em estado de alerta, uma vez que, ao que tudo indica, os temporais não vão cessar na região. Portanto, qualquer sinal de perigo deve ser observado com atenção, para não colocar em risco a sua segurança e a dos seus familiares.