O ano de 2025 ainda reserva algumas oportunidades para aqueles que desejam aproveitar feriados prolongados. Com a combinação estratégica de datas, muitos trabalhadores poderão desfrutar de dias de descanso adicionais.
A recente emenda do feriado de 1º de maio (Dia do Trabalhador) com a sexta-feira subsequente já proporcionou um descanso de quatro dias para muitos.
Com a chegada do segundo semestre, restam seis feriados nacionais, dos quais dois podem ser emendados com finais de semana, oferecendo a chance de um descanso prolongado. Esses feriados caem em quintas-feiras, permitindo que empresas e trabalhadores planejem emendas com a sexta-feira e o fim de semana.
Quais são os feriados que podem ser emendados em 2025?
Os feriados que oferecem a possibilidade de emenda são o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e o Natal, em 25 de dezembro. Ambos caem em quintas-feiras, permitindo que muitos trabalhadores possam estender o descanso até o domingo seguinte, dependendo das políticas de cada empresa.
Além desses, o calendário deste ano ainda inclui outros quatro feriados que coincidem com finais de semana. Esses são:
- 7 de setembro (Independência do Brasil);
- 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida);
- 2 de novembro (Finados);
- 15 de novembro (Proclamação da República).
Como os feriados locais podem impactar o calendário?
Além dos feriados nacionais, estados e municípios têm a autonomia para determinar feriados locais. Um exemplo comum é o Corpus Christi (19 de junho), que, embora não seja um feriado nacional, é considerado ponto facultativo em muitas regiões e também cai em uma quinta-feira.
Esses feriados locais podem variar significativamente de uma região para outra, e é importante que os trabalhadores estejam atentos às determinações de suas cidades e estados para planejar seus descansos.