Praias brasileiras muito famosas podem desaparecer nos próximos anos

Por conta do aquecimento global, os locais devem deixar de existir nos próximos anos

O estudo do Instituto Geológico de São Paulo que monitora 600 quilômetros da costa há mais de 20 anos, de autoria da pesquisadora Célia Regina de Gouveia Souza, mostrou o quanto o mar avançou na cidade de Santos nos últimos 22 anos, além de revelar que algumas praias podem simplesmente desaparecer.

De acordo com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), o mar do litoral de São Paulo avançou 30 centímetros no século passado, enquanto o restante do mundo avançou apenas 10 centímetros no mesmo período.

Além disso, o levantamento mostra que a erosão presente na Ponta da Praia, bairro nobre do município, está avançando para a Praia da Aparecida. A pesquisadora ressalta que o Efeito Estufa é o principal acelerador do avanço do mar e aponta, portanto, causas naturais para esse fenômeno. Célia Regina afirma ainda que a Terra ainda vive um período pós-glacial, há cerca de 17 mil anos.

Com o aquecimento global, a temperatura dos oceanos aumenta e, consequentemente, causa o derretimento de geleiras, o que aumenta o nível do mar e também a frequência de eventos extremos no litoral paulista. Segundo um relatório da UPS, o nível do mar em Santos deve avançar 27,7 centímetros até o ano de 2050 e 72,8 centímetros até 2100.

Praia paradisíaca

A Baixada Santista esconde uma pequena praia cuja faixa de areia é praticamente inteira coberta por conchas. Para muitos caiçaras, o local é um “paraíso“. O acesso só pode ser feito por meio de uma trilha de aproximadamente 20 minutos. Estamos falando da Praia das Conchas (também conhecida como Praia do Lúcio), uma das mais belas praias de Ubatuba.

Para desfrutar da Praia das Conchas, o primeiro passo é se dirigir até a Praia do Félix, na parte norte de Ubatuba. A partir do canto esquerdo da praia, tem início a trilha de 20 minutos. Feito o percursos, o visitante chega ao local.

Por lá, irá encontrar o mar totalmente transparente que forma uma linda piscina em meio às diversas rochas que existem nos arredores. A faixa de areia, quase toda coberta por conchas, batiza esse pequeno paraíso em Ubatuba. Vale destacar que não há muito movimento, tampouco quiosques. A Praia das Conchas é cercada por intensa mata. O visual, por sua vez, é excelente para quem quer se “isolar do mundo“.

Outros lugares que valem a pena a visita

Por conta das inúmeras rochas, principalmente submersas, a Praia das Conchas é uma boa opção para mergulho livre em Ubatuba. Vale a pena levar máscara e snorkel para aproveitar ao máximo a experiência. Inclusive, a partir da praia, ainda é possível ver a Ilha do Prumirim, uma beleza digna de cenário. Voltando à Praia do Félix, vá também até a Praia do Português, outra pequena faixa de areia de beleza ímpar à direita do local.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.