Já limpou o cache do seu WhatsApp? Além de garantir a segurança de seus dados e controlar tudo o que fica em seu aparelho, a limpeza do cache é essencial para o bom funcionamento do aplicativo e de seu smartphone ou tablet. O cache economiza um enorme espaço no mensageiro, evitando bugs ou erros frequentes no sistema.
O cache de seu aparelho são todos os dados armazenados temporariamente em seu sistema e funcionam como uma memória instantânea para os celulares, facilitando o acesso aos aplicativos. Assim, todas as vezes que você utiliza o WhatsApp, o próprio aplicativo está armazenando em segundo plano, os dados necessários para ser mais dinâmico, economizando até mesmo dados móveis.
Quando o cache está cheio, a memória do telefone pode ficar comprometida, impedindo a instalação de novos aplicativos ou o armazenamento de fotos, vídeos e conteúdos que são compartilhados via WhatsApp.
Quando a memória é preenchida totalmente, os smartphones podem apresentar instabilidades e travar suas conversas pelo app. A limpeza do cache ainda permite uma maior segurança às informações pessoais, visto que são podem ser deletadas.
Passo a passo de como limpar o cache do WhatsApp
Veja um passo a passo de como limpar o cache em seu aparelho:
No Android
- Acesso as configurações de seu aparelho;
- Toque em “Aplicativos/Apps”;
- Busque pelo WhatsApp e clique em seu ícone;
- Clique em “Armazenamento e Cache”;
- Clique em “Limpar Cache”.
Caso você clique em “Limpar Armazenamento”, logins e senhas poderão excluídos, além de fotos e vídeos, de forma permanente.
Em iOS
- Vá até o WhatsApp;
- Clique em “Ajustes”;
- Selecione a opção “Dados e armazenamento”;
- Clique em “Uso de armazenamento”;
- Toque em “Limpar Cache”.
Para mais espaço, o iPhone também possui uma ferramenta que exclui conversas duplicadas de forma individual. Assim, o cache ficará limpo e aumentará seu espaço livre.