Você possui contatos de emergência em seu celular? Esse tipo de chamada pode ser muito útil em caso de algum problema ou acidente. As chamadas de emergência têm o objetivo de deixar seus dados ao alcance de um possível socorrista, evitando danos maiores.
O Conselho Nacional de Justiça aborda que é sempre bom ter um telefone por perto em caso de emergência. Em casos de violência contra a mulher ou violência doméstica, alguns números já são salvos pelo seu aparelho, como o 180 ou 190.
Em casos de abusos de direitos humanos, como violência contra idosos, exploração sexual, tráfico de pessoas e trabalho escravo, o número 100 pode ser usado. Em caso de enchentes e deslizamentos, a Defesa Civil, pelo 199, pode ser um contato útil em momentos de emergência.
Além desses contatos de órgãos estatais, é necessário também ter outros contatos pessoais de emergência, como telefone de pai ou mãe, filhos ou até mesmo algum médico particular.
Aprenda a salvar contatos de emergência
Se você possui um smartphone com o sistema Android, siga o seguintes passos para salvar contatos de emergência em seu aparelho:
- Abra a tela de “Configurações”;
- Em seguida, clique em “Segurança e emergência”;
- Escolha a opção “Contato de emergência”;
- Clique em editar – no primeiro acesso, é preciso conceder permissão para o sistema acessar sua lista de contatos;
- Selecione “Adicionar membro”;
- Escolha um de seus contatos de sua preferência e clique em “OK”.
Se você possui um smartphone com o sistema iOS, siga os seguintes passos:
- Abra o aplicativo “Saúde”;
- Clique em sua foto de perfil;
- Toque em “Ficha Médica” – no primeiro acesso, ainda é preciso selecionar “Começar”;
- Clique em “Adicionar contato para emergência”;
- Escolha um ou mais contatos e clique em “OK”.
Em ambos os sistemas é possível informar dados de saúde pessoais, como alergia à medicamentos, tipo sanguíneo e comentários extras.