No dia 15 de fevereiro começa os repasses do PIS do ano de 2021. Para todos os trabalhadores que esperam ter o benefício, é necessário ter o número do PIS, gerado no primeiro emprego do cidadão. Assim, para aqueles que desejam encontrar o número do PIS cadastrada, algumas opções são bastante úteis, como:
- Por telefone
Através do número 135, canal específico da Previdência Social é possível consultar o número do PIS. Selecione a opção 5, que um atendente irá lhe informar os dados necessários. O atendimento pode ser feito de 7h às 22h. Além disso, no telefone 0800 7260207 também é possível encontrar o número do PIS.
2. Aplicativo
Através da CTPS digital o número do PIS fica disponível em um dos seus contratos. Outro que pode ser utilizado é o app do FGTS e do Caixa Trabalhador. Todos esses aplicativos estão disponíveis para Android e iOS.
3. Pela internet
Na internet também é possível consultar o número do PIS através do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) – Basta preencher os dados solicitados que constam na carteira de trabalho. No site oficial da Caixa e até mesmo pelo site do Meu INSS também pode ser realizado a consulta do PIS.
Quem pode receber o abono salarial do PIS
Para receber o pagamento referente ao PIS, o trabalhador deve ter exercido atividade remunerada com carteira assinada durante, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não. Além disso, deve possuir seus dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial).
O valor recebido equivale ao salário mínimo vigente, dividido por 12 e multiplicado pelos meses trabalhados do empregado. Os contratados por empresas privadas e que possuem o PIS, recebem o valor por meio de sua conta corrente ou poupança através da Caixa. Para administradores públicos, o dinheiro pode ser retirado no Banco do Brasil.