Certamente, você já parou para pensar em quanto gasta com energia elétrica todos os meses. Isso porque, entre diversos aparelhos que temos em casa, alguns são responsáveis por uma alta na conta de luz, enquanto outros consomem menos energia, proporcionando economia.
Para contornar a situação e garantir uma graninha extra, a busca por alternativas mais eficientes e econômicas é de suma importância, tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente. Logo, não devemos assumir que todos os eletrodomésticos consomem energia na mesma intensidade, visto que o consumo varia de acordo com as características, entre elas:
- 1. Eficiência;
- 2. Tecnologia empregada;
- 3. Frequência de uso.
Porém, com o avanço contínuo da tecnologia em prol da sustentabilidade e do meio ambiente, surgem novas soluções que nos ajudam a reduzir o impacto ambiental e, de quebra, economizar na conta de luz.
Mas afinal, qual eletrodoméstico é o grande vilão?
Indo direto ao ponto: trata-se do ar-condicionado, frequentemente destacado como um dos maiores consumidores de energia elétrica, especialmente em regiões onde o clima é mais quente. Logo, utilizar este eletrodoméstico em dias de muito calor pode resultar em um grande aumento na conta de luz.
No entanto, é possível adotar algumas medidas para reduzir o preço do boleto de energia elétrica, como escolher modelos com boa eficiência e realizar manutenções com frequência. Abaixo, confira algumas dicas:
- 1. Capacidade de refrigeração: É crucial optar por um aparelho com a potência adequada para o espaço que necessita da climatização. Neste caso, a orientação é consultar um especialista para lhe ajudar a dimensionar corretamente a capacidade necessária, medida em BTU/h.
- 2. Filtro de ar e nível de ruído: aparelhos com ótimos sistemas de filtragem garantem um ambiente mais fresco e limpo. Porém, também é preciso levar em conta o nível de ruído produzido pelo aparelho, principalmente se ele será instalado em locais que exigem silêncio.
Qual aparelho consome menos energia elétrica?
As lâmpadas LED são o grande destaque quando o assunto é baixo consumo de energia elétrica. Isso porque elas são capazes de converter uma grande parte da energia que consomem em luz, resultando em menos desperdício de energia na forma de calor, além de possuírem uma vida útil prolongada. Em outras palavras, isso significa economia no longo prazo com menos substituições.
Reduzindo valores
Por último, mas não menos importante, confira algumas dicas de como reduzir os valores das suas próximas faturas de luz:
- 1. Aproveite ao máximo a luz natural: durante o dia, abra janelas e cortinas, eliminando a necessidade de acender as luzes;
- 2. Não deixe aparelhos em stand-by: equipamentos que ficam em modo de espera, como Air Fryers, por exemplo, também consomem energia. Portanto, a orientação é desligá-los completamente para maximizar sua economia;
- 3. Confira se há o selo Procel: Quando for adquirir novos aparelhos para sua residência, opte por aqueles com melhor classificação de eficiência energética;
- 4. Opte por cortinas térmicas: elas ajudam a manter a temperatura dos ambientes estável, reduzindo o custo com climatização.