No mundo atual, onde a tecnologia e a comunicação digital avançam rapidamente, novas modalidades de fraudes surgem continuamente. Uma dessas é o golpe relacionado a supostas pendências em carteiras de habilitação, que tem atingido muitos cidadãos desavisados.
Recentemente, muitos brasileiros receberam mensagens de texto alertando sobre multas de trânsito e suspensões em suas carteiras de habilitação, mesmo que eles nunca tenham sequer dirigido um carro. O assunto foi pauta do Jornal Nacional, da TV Globo.
O golpe segue um padrão: a mensagem alerta sobre uma possível suspensão da carteira de habilitação e oferece um link para “resolver” o problema.
Como funcionam esses golpes
A mensagem inicialmente parece legítima. Após clicar no link enviado por SMS, a vítima é direcionada a um site que imita o design e o layout da página oficial da Carteira Digital de Trânsito ou mesmo do portal gov.br.
Ao fornecer dados como CPF e nome completo, a vítima se depara com um aviso sobre a suspensão da habilitação e é instruída a pagar uma taxa para regularizar a situação. A aparência profissional do site pode enganar muitos usuários.
O que pode ser feito para evitar cair nesses golpes
Orientações dos Departamentos de Trânsito (Detrans) de diversos estados, bem como da Associação Nacional dos Detrans, sublinham que notificações sobre a suspensão de carteira nunca são enviadas por SMS ou aplicativos de mensagem. A comunicação sempre se dá através de vias oficiais como correspondência física, publicações no Diário Oficial, ou diretamente no site do Detran.
Além disso, especialistas em segurança da informação recomendam que os cidadãos estejam sempre atentos a novos golpes. Uma dica valiosa é realizar buscas na internet sobre a autenticidade de tais notificações antes de qualquer ação. Termos de busca como “golpe carteira” ou “atualização de cadastro do Detran” podem revelar alertas e desmentidos importantes.