É normal que alguns aparelhos apresentem queda de desempenho em períodos mais quentes do ano. Principalmente em decorrência do superaquecimento, notebooks e computadores podem diminuir seu tempo de trabalho e apresentar lentidão em boa parte do dia. Em situações mais graves, alguns podem até ter danos em peças internas.
Quando as temperaturas sobem, alguns dispositivos são fabricados para diminuírem suas performance para conter o calor e evitar queimar as próprias peças. No caso de computadores, é sempre bom ficar de olho no cooler e verificar se o sistema está limpo, evitando o endurecimento da pasta térmica. Ao contrário, sua máquina pode travar aos poucos.
Outro fator que pode contribuir para o superaquecimento do seu aparelho é a luz solar. A exposição aos raios pode causar rachaduras no monitor, queima de placas e diminuição da vida útil do dispositivo. Nesses casos, o ideal é deixar o equipamento esfriar ou até mesmo trocar de lugar onde não tenha interferência da luz solar.
E os gamers também precisam ficar atentos! Mesmo que o computador apresente um sistema operacional rápido e eficaz, o calor não é exclusivo apenas para aparelhos mais antigos. Dessa forma, até para PCs mais novos é preciso tomar cuidado.
Como manter a rapidez do aparelho mesmo no verão
Para evitar o superaquecimento do seu equipamento no verão, o ideal é seguir alguns passos básicos. Veja:
- Mantenha o aparelho sempre em local arejado;
- Evite usar o equipamento em locais que retenham calor, como na cama ou em tecidos mais grossos;
- Tire o pó em excesso das grades protetoras do cooler;
- Invista em coolers externos;
No caso de PCs gamers, os cuidados também são essenciais:
- Mantenha o gabinete sempre fechado;
- Use softwares de monitoramento de temperatura e acompanhe-os;
- Invista em pastas térmicas e em coolers mais potentes;
- Mantenha as peças limpas.