Com as facilidades do mundo online é possível simplificar várias ações do dia a dia, como conferir o extrato bancário, fazer uma transferência, solicitar um serviço por um canal público, comprar aquele produto com um preço especial… mas é preciso ter cuidado com sites falsos para não ter prejuízos.
Por isso, antes de fazer suas compras ou informar seus dados em um site é necessário ficar alerta, tomando alguns cuidados, para evitar cair em fraudes.
O golpe do site falso acontece quando o criminoso cria um site segundo a aparência de outro, que é legítimo, assim ele pode confundir as pessoas se passando por uma empresa verdadeira e fazer vítimas vendendo produtos que nunca serão entregues e/ou obter seus dados para fins indevidos.
Com os dados informados pelo cidadão os criminosos ainda podem fazer empréstimos e financiamentos em seu nome.
Como identificar sites falsos?
Estas dicas podem te ajudar a não cair em golpes:
- Quando abrir o site veja como ele é, por inteiro, ou seja, não olhe apenas para uma oferta, promoção ou comunicado. Quando os sites são falsos eles costumam apresentar falhas na qualidade das imagens e palavras escritas de forma errada.
- Observe a segurança da conexão. Você pode olhar se antes do endereço do site, na parte superior da tela do computador ou celular, aparece a imagem de um pequeno cadeado. Caso apareça a conexão é considerada segura. O cadeado não garante em 100% dos casos que o site é verdadeiro, mas se ele não aparecer você deve ficar alerta.
- Verifique o domínio do site, ou seja o endereço do site, ele será muito parecido com o site verdadeiro, mas nunca igual. No caso de sites legítimos de compras os domínios costumam terminar em .com ou .com.br; caso o site de compras termine o domínio com .org ou .net você também deve desconfiar.