Visando proteger os consumidores, em especial os mais jovens, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização de uma série de lotes da fórmula infantil Nutramigen LGG, um leito em pó muito consumido na América do Norte. A medida foi tomada logo após o aviso emitido pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), o órgão controlador dos Estados Unidos, alertando sobre riscos de contaminação por uma bactéria perigosa.
Como podemos observar, a decisão destaca a urgência e a seriedade dos riscos associados à contaminação em produtos destinados a recém-nascidos e bebês. Vale frisar que a medida tomada pela autarquia sanitária brasileira ocorreu em janeiro de 2024. Todavia, é de suma importância entender o que aconteceu. Sendo assim, siga a leitura para saber todos os detalhes sobre o caso do leite em pó contaminado.
Proibição dos lotes com a fórmula Nutramigen LGG
Outro ponto que cabe mencionar é que a proibição abrange lotes específicos, que já haviam sido recolhidos nos EUA pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition. Logo, isso mostra a cooperação internacional entre agências reguladoras para proteger a saúde infantil, protegendo os mais jovens de produtos potencialmente nocivos.
Apesar desses lotes específicos não tenham tido sua distribuição diretamente no mercado brasileiro, a Anvisa tomou a decisão de proibir a comercialização do produto como uma medida de extra precaução, evitando que o leite em pó contaminado causasse problemas em solo nacional.
Além disso, o entendimento sobre a bactéria Cronobacter sakazakii é crucial para compreender os perigos que ela representa ao ser humano. Em linhas gerais, trata-se de um patógeno que pode causar complicações sérias ao organismo, como meningite e septicemia, especialmente em bebês, uma vez que nessa fase da vida o sistema imunológico ainda não está completamente formado.
Saiba como identificar o lote contaminado
Para os pais e cuidadores que possuem fórmulas da marca Nutramigen LGG, a orientação das autoridades competentes é de sempre verificar os códigos dos lotes retidos pela Anvisa no rótulo para evitar o uso de produtos contaminados. Sendo assim, abaixo, confira o código dos lotes irregulares e evite maiores problemas:
- ZL3FHG;
- ZL3FMH;
- ZL3FPE;
- ZL3FQD;
- ZL3FRW;
- ZL3FX.
Vale destacar que em todos os lotes as datas de validade estão bem próximas, sendo outro ponto para ser observado caso possua o produto em sua casa.
Dicas de segurança
Por último, mas não menos importante, você confere quatro dicas para a segurança no uso de fórmulas infantis, garantindo que seu filho fique longe do produto contaminado:
- 1. Verifique a embalagem: antes de qualquer uso, assegure-se de que a embalagem não está danificada e de que a fórmula não está além do prazo de validade;
- 2. Preparo adequado: utilize água a pelo menos 70°C para preparar a fórmula, garantindo a neutralização de possíveis patógenos presentes no leite em pó;
- 3. Limpeza dos utensílios: garanta a esterilização de mamadeiras, colheres e outros utensílios usados na alimentação do seu bebê;
- 4. Consulte especialistas: antes de iniciar o uso de qualquer fórmula infantil, especialmente para crianças com necessidades especiais, consulte um pediatra ou nutricionista.