A emissão do novo documento de identidade no Brasil, conhecido como Carteira de Identidade Nacional (CIN), representa uma importante transformação no sistema de identificação dos cidadãos do país. Com a extinção do antigo RG, a nova identidade padroniza os dados em todo o território nacional.
O Governo Federal introduziu a primeira via da CIN gratuitamente, tornando o processo mais acessível aos brasileiros. Para facilitar a transição, recomenda-se que os cidadãos já comecem a agendar a emissão do novo documento, que substituirá progressivamente o antigo modelo até 2032.
Principais características da Carteira de Identidade Nacional
A nova CIN adota um modelo único, válido em todo o Brasil. Este documento almeja integrar as informações do cidadão por meio do uso do CPF como número de identificação principal. Isso significa que a partir de agora, o CPF será o elemento chave para o acesso a vários serviços públicos e privados, facilitando a unificação dos bancos de dados.
Para garantir a segurança das informações pessoais, a CIN conta com o QR Code, um mecanismo que permite a validação rápida e segura do documento por aqueles que dispõem de um leitor adequado. Essa tecnologia já é utilizada em outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação.
Como agendar a emissão da nova identidade
A solicitação para emissão da CIN pode ser realizada junto à Secretaria de Segurança Pública do estado ou outros órgãos designados, como o Detran em algumas regiões. É importante que o cidadão faça o agendamento previamente para evitar filas e garantir o atendimento no prazo desejado. O processo geralmente leva cerca de 15 dias para a emissão do documento.
- Separe os documentos necessários: CPF, certidão de nascimento ou de casamento (expedidas nos últimos cinco anos).
- Agende o atendimento no órgão de identificação do seu estado.
- Regularize o CPF junto à Receita Federal, se necessário.
Documentos necessários para emitir a CIN
Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional, é necessário apresentar alguns documentos básicos. Entre eles, destacam-se:
- CPF ou documento que contenha o CPF, como o espelho da Receita Federal.
- Certidão de nascimento original ou certidão de casamento, ambas emitidas nos últimos cinco anos.
- Para crianças de colo, é necessário levar uma foto 3×4. Para os demais, a foto é tirada no local.