No momento de empréstimos consignados ou até mesmo em solicitações de linhas de créditos especiais, um dos órgãos de proteção ao crédito que é tomado como base é a Serasa. Através dela, diversas instituições analisam pedidos realizados por seus possíveis clientes para que os serviços possam ou não ser liberados.
Dessa forma, tanto para o solicitante quanto para as instituições financeiras, é importante verificar a credibilidade do cidadão frente ao Serasa. Por isso, há formas de se descobrir se seu nome pode estar sujo, ou seja, se sua situação está negativada. Assim, é possível notar se alguma dívida em seu nome talvez esteja te impedindo de quitar seu débito. Para isso, veja os três passos básicos:
- Entre no site da Serasa e informe seu CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Digite sua senha;
- Veja as possibilidades de renegociação de seus débitos.
Caso o usuário não tenha dívidas ou débitos pendentes, o próprio site informará ao cliente que sua situação está em dia com o órgão protetor. Além disso, é possível ainda consultar sua pontuação no Serasa Score, indicando suas possibilidades de empréstimo e crédito com bancos.
Como limpar nome na Serasa
Visto que cidadãos em situação negativa correm o risco de perder a possibilidade de empréstimos ou do acréscimo de crédito em diversas instituições financeiras, é importante se atentar a como manter seu nome limpo frente ao Serasa. Para isso, o próprio órgão oferece maneiras de limpar o nome. Veja:
- Acesse a Serasa Limpa Nome – cadastre-se ou realize seu login;
- Verifique as informações de sua dívida – vá em “Ver oferta” e conheça as opções de pagamento de seus débitos;
- Confirme as opções de pagamento disponíveis – aceite os termos e condições e conclua o pagamento!
Em até cinco dias úteis, seu nome estará limpo na Serasa e sua situação não constará na base de inadimplentes.