O Instagram possui uma série de restrições que muitos usuários desconhecem. O aplicativo tem ações que são proibidas, como publicar informações privadas de outra pessoa sem a sua permissão ou se passar por outro usuário. Tais práticas resultam em banimento da rede social ou suspensão de sua conta por tempo indeterminado.
Alguns usos gerais do aplicativo ficam disponíveis no momento do cadastro de usuário, algo que muitos desconsideram e somente marcar a opção “Li e aceito os termos” para ficarem livres da burocracia. Contudo, algumas coisas podem impactar sua conta.
Em muitos casos, suas postagens podem ser denunciadas, quando essas não cumprem o requisito legal da plataforma e podem ser removidas após análise. Dependendo do teor da publicação, a conta pode ser banida em definitivo.
Por isso, vale a pena ficar atento no que pode resultar em danos para sua conta no Instagram.
3 coisas que o Instagram te proíbe de fazer
- Solicitar senhas ou nomes de usuários de outros
O Instagram não permite que o usuário solicite a senha de outros perfis dentro do aplicativo. Caso seja notado o pedido de credenciais de acesso, a ação pode resultar no impedimento do acesso ao perfil solicitante.
2. Criar conta para outras pessoas
O Instagram deixa claro em sua política de privacidade e segurança que a criação de contas para terceiros somente é validada quando essa dê permissão. No caso de agências de marketing, que realizam tal trabalho, a permissão deve ser concedida por contrato junto aos seus clientes.
3. Publicar informações privadas de outra pessoa
Quando feita sem permissão, a publicação de informações privadas de outras pessoas é considerado crime, além de ser expressamente proibido pela plataforma. A prática viola os direitos autorais de possíveis conteúdos postados. Quando não há menção correta o usuário pode ser denunciado.