Ao sair de casa, seja para viajar por alguns dias ou passar meses fora, é de uma importância garantir a segurança eletrônica de sua residência, evitando grandes problemas no futuro. Para que você possa desfrutar do momento de lazer com tranquilidade, algumas precauções e pequenos cuidados devem ser tomados com antecedência.
Vale lembrar que os transtornos podem ocorrer por conta de dois grupos: os gerados por problemas na própria casa, sem interferência de terceiros, e os que acontecem devido a falta de segurança ou erros nela. Pensando nisso, nesta matéria, separamos algumas dicas bem úteis que podem lhe ajudar. Confira.
Cuidados ao sair de casa
- Tire os aparelhos eletrônicos da tomada
Antes de aproveitar o período de descanso fora de casa, algumas precauções devem ser tomadas para a segurança do seu lar. Neste sentido, tirar os aparelhos eletrônicos como televisão, ar-condicionado e o modem da internet da tomada é fundamental.
Fazendo isso antes de sair de casa, você evita que dispositivos queimem em caso de queda de energia, ou que, em caso de algum curto elétrico, esses eletrodomésticos peguem fogo por estarem conectados à energia. Portanto, lembre-se dessa e evite maiores prejuízos.
- Programa-se para não deixar alimentos perecíveis na geladeira
Outro cuidado que você deve tomar é o de esvaziar a geladeira ou deixar o mínimo de alimentos possíveis dentro dela enquanto estiver fora. Essa ação evitará que você retorne e encontre alimentos estragados e com mau cheiro.
Além disso, carnes e comidas congeladas também merecem um cuidado especial, visto que, caso ocorra uma queda de energia que permaneça por bastante tempo, esses alimentos virão a descongelar, sujar o freezer e estragar. Logo, a dica é: esvazie o máximo que puder a sua geladeira, principalmente se for passar por um tempo mais prolongado fora de casa.
- Trave a saída de gás
Outra ação extremamente importante que você deve fazer antes de sair para viajar é travar a saída de gás. Seja gás em botijão ou encanado, ter uma trava de segurança para que você possa fechar quando precisar ajuda na segurança da sua casa, uma vez que, por meio dela, é possível evitar vazamentos que podem culminar em uma explosão.
- Feche os registros
Além da trava do gás, o da água deve ser fechado antes de sair de casa. Assim, vazamentos e alagamentos são evitados caso algum cano estoure ou outro acidente relacionado à água aconteça.
- Instale temporizadores
Os fatores externos que geram insegurança em que está saindo para viagem também são cruciais. Para isso, uma das primeiras dicas é que você instale temporizadores nas luzes, programando para que elas desliguem no início da noite e desliguem um pouco antes da madrugada.
Essa é uma ótima estratégia para que, se caso alguém estiver mal intencionado e vigiando sua casa, a pessoa pense que alguém está dentro dela. Inclusive, um erro muito comum das pessoas é achar que devem deixar sempre uma luz acesa, porém, essa estratégia já é conhecida por aqueles que invadem residências.