Caso faça parte do Bolsa Família ou esteja aguardando a aprovação no principal programa de transferência de renda do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), disponibiliza uma série de plataformas e canais de atendimento, garantindo que todos os beneficiários possam se manter bem informados.
Com isso, é possível verificar a situação do benefício, consultar valores, datas de pagamento e muitas outras informações. Todavia, vale destacar que os aprovados receberão uma carta da CEF no endereço informado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Se ainda não a recebeu, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Se preferir, ligue para o número 111.
Como desbloquear o meu cartão do Bolsa Família?
Vale destacar que junto da carta virá o cartão magnético do programa, na modalidade débito. Contudo, assim como acontece com os cartões tradicionais, é preciso desbloqueá-lo. Abaixo, veja um passo a passo de como realizar esse procedimento:
- 1. Primeiro, ligue para o número 111;
- 2. Depois, digite 5 (cartão Bolsa Família, Cartão Social e Senha do Cartão Social);
- 3. Na sequência, digite 2 (desbloqueio do Cartão Social, cadastramento ou recadastramento de senha);
- 4. Esteja munido do seu Número de Identificação Social (NIS), carteira de identidade e CPF para digitar os números solicitados;
- 5. Após realizar os procedimentos, compareça em qualquer lotérica levando um documento de identificação para finalizar o desbloqueio.
Saque sem cartão
Caso o seu benefício tenha sido depositado em conta Poupança Social Digital, o saque pode ser feito com token gerado por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Do contrário, dirija-se até uma agência da CEF levando seu documento de identificação oficial e informe que você deseja fazer o saque do Bolsa Família, mas que não está com seu cartão.
Calendário do Bolsa Família de agosto
Os pagamentos deste mês foram iniciados na última segunda-feira (19), contemplando os segurados com NIS final 1. Agora, nesta quarta-feira (21), é a vez de uma nova leva de famílias Abaixo, veja o cronograma completo:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 19 de agosto (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 20 de agosto (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 21 de agosto (pago hoje);
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 22 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 26 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 27 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 28 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 29 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de agosto.