Quem vai receber antecipação do Bolsa Família em setembro?
Neste mês de setembro, milhares de famílias serão contempladas antecipadamente pelos recursos; veja a lista
Além dos grupos que já estão acostumados a receber a antecipação do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) optou por incluir mais um grupo de segurados para que recebam o montante mais cedo. Com isso, o dinheiro vai cair na conta na próxima terça-feira (17).
O adiantamento do Bolsa Família surge como uma solução para dar a quem mais precisa um dinheiro emergencial. Isso porque, quando há o adiantamento, o grupo não precisa esperar o fim do cronograma estabelecido para ser contemplado, pois benefício cai na conta antes do previsto.
Essa antecipação é assegurada pelo MDS para todos os segurados que moram em municípios em situação de calamidade pública, normalmente por desastre natural. Este é o caso, por exemplo, daqueles que vivem no Estado do Rio Grande do Sul (RS), onde o adiantamento permanece até dezembro deste ano, segundo a pasta responsável pelo Bolsa Família.
MDS confirma novo grupo que tem direito a antecipação
Além das chuvas e enchentes, o tempo seco também impacta na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Diante deste cenário, o MDS decidiu antecipar o Bolsa Família para quem vive no estado do Amazonas.
A medida em questão foi anunciada pelo ministro Wellington Dias, durante a passagem da equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela região amazonense. De acordo com o governo, estima-se que 600 mil pessoas serão contempladas com a novidade. Diante disso, para receber o montante antes da data fixada no calendário, será preciso:
- Ser morador de uma cidade, ou estado, onde foi decretada situação de calamidade pública.
Falando especificamente de Amazonas, 62 cidades já decretaram situação de calamidade pública. Ao todo, 85 mil beneficiários estão enfrentando os impactos da estiagem prolongada.
Cronograma para as demais famílias
Para quem não vive em um dos municípios afetados pelas condições climáticas adversas, o calendário de repasse permanece sem alterações. Lembrando que a ordem dos pagamentos segue o final do Número de Identificação Social (NIS) do titular. Acompanhe as datas e não perca o seu dinheiro:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 17 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 18 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 19 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 20 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 24 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 25 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 26 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 27 de setembro;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de setembro.