Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após o cadastro?
A regra para a liberação do benefício é bem específica; veja o que ela diz
Criado em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Bolsa Família está prestes a completar 21 anos de existência, sendo fundamental na vida dos brasileiros que enfrentam dificuldades econômicas. No ano passado, o programa de transferência de renda atendeu um total de 21.457.553 famílias em todo território nacional, totalizando um investimento de R$ 14,672 bilhões.
Apesar de existir há pouco mais de duas décadas, muitas pessoas ainda têm dúvida no que diz respeito ao tempo de espera para recebimento após a aprovação na iniciativa governamental. Para sanar essa questão de uma vez por todas, siga a leitura até o fim e confira o que dizem as normas do Bolsa Família.
Quanto tempo demora para ser aprovado?
O tempo de aprovação no Bolsa Família depende de algumas variáveis. Portanto, não há um prazo mínimo ou máximo, mas a média de tempo pode ser de 45 dias. Isso porque o processo de análise e aprovação pode levar alguns dias ou semanas, podendo, inclusive, ser mais rápido em algumas regiões.
Como saber se fui aprovado?
Para descobrir se você foi aprovado no programa social, o Governo Federal disponibiliza uma série de canais de consulta para obter essa informação. São eles:
- 1. Aplicativo do Bolsa Família;
- 2. Aplicativo do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- 3. Portal Cidadão da Caixa;
- 4. Aplicativo Caixa Tem;
- 5. Telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS);
- 6. Central da Caixa no número 111.
Etapas de aprovação
- 1. Inscrição
A aprovação no Bolsa Família envolve a inscrição no CadÚnico e a análise de dados pelo MDS. Todo esse processo é muito importante para evitar fraudes e promover a participação dos benefícios que de fato necessitam receber o auxílio. Tanto a análise do registro, quanto o informe de aprovação são as principais etapas para ingressar no programa.
- 2. Análise do cadastro
Este processo ocorre após a inscrição no CadÚnico. Todas as informações se a família atende aos critérios de elegibilidade do Bolsa Família são verificadas. Neste caso, são avaliadas a renda, a composição familiar e dados de caráter socioeconômico do núcleo familiar.
- 3. Aprovação
A família que se enquadra em todas as normas do programa recebe um comunicado de aprovação. Isso é feito por meio de uma carta enviada para o endereço informado no CadÚnico. O cartão do Bolsa Família também é recebido na mesma residência.
Depois de aprovado, qual é o prazo para receber o benefício?
Após o informe, como o recebimento da carta e do cartão, o recurso ficará disponível conforme a data estabelecida pelo cronograma de pagamentos. Geralmente, isso ocorre nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do titular. Ou seja, assim que o informe é recebido pelo responsável familiar, já é possível movimentar a quantia recebida.