Se você faz parte do grupo de beneficiários que contrataram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e se arrependeram, saiba que é possível solicitar o cancelamento do crédito, começando o ano sem o débito mensal referente a dívida.
O empréstimo do Auxílio Brasil tem sido liberado desde outubro. Ele foi criado no governo Bolsonaro com a justificativa de que o consignado representa uma oportunidade para as famílias em situação de vulnerabilidade social conseguirem crédito.
O projeto foi bastante criticado por possibilitar a aquisição de empréstimos por pessoas que estão em situação de pobreza e extrema pobreza, tendo necessidade do valor total repassado a cada mês pelo auxílio, que neste ano volta a se chamar Bolsa Família.
Mesmo com as contas apertadas algumas pessoas decidiram contratar o empréstimo para quitar dívidas ou ajudar na abertura de um pequeno negócio, por exemplo. Mas, para quem percebeu depois de contratar que o consignado não era a melhor opção para o seu caso é possível desfazer a dívida.
Como cancelar o empréstimo do Auxílio Brasil?
A maioria dos beneficiários que optaram pelo empréstimo do Auxílio Brasil fizeram a contratação através da Caixa Econômica Federal. O processo para solicitar o cancelamento é simples e pode ser feito em até 7 dias úteis a partir da data em que o dinheiro foi depositado na sua conta.
O pedido de cancelamento do empréstimo deve ser feito pelo mesmo canal que o beneficiário escolheu para solicitar o crédito.
O pedido de cancelamento só pode ser feito quando o valor total do contrato estiver na conta. É importante lembrar que o serviço é gratuito, dessa forma você não deve pagar nenhuma quantia pelo cancelamento.