Após um bom tempo de espera, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) liberou, na última terça-feira (4), a atualização do Bolsa Família para o mês de Junho. Agora, as mais de 20 milhões de famílias já podem conferir se foram aprovadas para receber o novo pagamento.
O cronograma de junho do programa de transferência de renda se inicia no dia 17 para quem tem o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1 e beneficiários que residem nas cidades onde o pagamento será antecipado por situação de emergência e calamidade, como é o caso do Rio Grande do Sul (RS). Os repasses seguem até o próximo dia 28, quando recebem os inscritos com NIS final 0.
Calendário completo do Bolsa Família de junho
- Beneficiários com NIS terminado em 1: pagamento no dia 17 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: pagamento no dia 18 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: pagamento no dia 19 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: pagamento no dia 20 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: pagamento no dia 21 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: pagamento no dia 24 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: pagamento no dia 25 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: pagamento no dia 26 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: pagamento no dia 27 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: pagamento no dia 28 de junho.
Consulta ao benefício
Como de costume, a consulta aos aprovados para receber e os valores atualizados do Bolsa Família são liberados após o fechamento da folha de pagamento. A partir desta data, as famílias contempladas já podem consultar informações sobre os depósitos de junho, verificar mensagens de extrato e receber orientações para regularização de situações que possam impedir o pagamento do benefício.
Para consultar o Bolsa Família, basta acessar o Portal Cidadão e fazer login com a senha do Caixa Tem (disponível para Android e iOS) ou senha do Portal Cidadão. A senha é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família. No último caso, a consulta já foi atualizada para junho.
Atendimento via WhatsApp e Ouvidoria do MDS
Em alguns casos, é possível descobrir também o valor da parcela sem desconto do empréstimo consignado e o valor final que vai cair na conta do beneficiário. Para isso, utilize o WhatsApp Bolsa Família no número (61) 4042 1552 ou a Ouvidoria MDS no número 121. Ambos os canais permitem que os beneficiários sejam atendidos por operadores do ministério que possuem informações mais detalhadas sobre valores e possíveis bloqueios/cancelamentos do benefício.
Demais canais disponibilizados
- 1. Aplicativo do Bolsa Família;
- 2. Aplicativo e site do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- 3. Portal Cidadão da Caixa;
- 4. Aplicativo Caixa Tem;
- 5. Telefone 121 do MDS;
- 6. WhatsApp do Bolsa Família (61) 4042 1552
- 7. Central da Caixa no número 111.