O Programa Desenrola, que foi desenvolvido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve ser aprovado nesta segunda-feira, 6. Esse programa pode ajudar famílias que se endividaram com o empréstimo consignado do Bolsa Família a quitarem seus débitos.
“Isso é uma decisão que cabe a ele (presidente Lula) tomar. A peça legal (do programa) está pronta. Segunda-feira (6) é a reunião de validação. Fechamos (o programa) e marcamos a data da assinatura”, afirmou o ministro.
Desenrola deve ter aplicativo de negociação
Um dos enfoques do Desenrola é nas famílias que recebem até dois salários mínimos. Segundo o que já foi revelado pela equipe econômica do Governo, ele terá um aplicativo para que os endividados façam as renegociações por lá.
Esse programa social foi uma das promessas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral de 2022. “A ideia é fazer com que pessoas se livrem da dívida e possam voltar a ser cidadãos plenos, com direitos a adquirir crédito”, disse o presidente.
De acordo com o Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros estão com alguma dívida a ser paga, um problema que se agravou com a pandemia do coronavírus em 2020 e também com o aumento de empréstimos para a população mais carente.
“(O Desenrola) vai ajudar as famílias formalmente e materialmente, permitindo a volta do mercado de crédito. Se isso vier acompanhado de uma redução dos spreads e juros bancários, poderemos voltar a ter mais consumo e investimento por conta disso”, explicou o ministro.