Bolsa Família confirma que 700 mil famílias estão de fora do benefício
O Governo Federal tem realizado ações que poderão resultar no cancelamento do Bolsa Família para 700 mil beneficiários. Além disso, o número de pessoas na fila pelo benefício saltou nos últimos meses, o que tem gerado grande preocupação entre os contemplados. Com o pagamento iniciando na última quinta-feira (18), a expectativa é que o cenário melhore, especialmente para quem aguarda essa aprovação.
Com mais um mês de pagamento do Bolsa Família iniciado, aumenta a expectativa de quem está na fila de espera. O programa de transferência de renda atualmente beneficia mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Em suma, a ideia é que ele seja uma medida temporária, ou seja, que em determinado momento os beneficiários não precisam mais dele, visto que foram capazes de alcançar a emancipação financeira.
Entretanto, como podemos observar, o governo brasileiro vem realizando cortes no Bolsa Família, pegando muita gente de surpresa. Nas próximas linhas, veja todos os detalhes sobre os bloqueios e como isso deve afetar os cidadãos contemplados pelo programa.
Há fila de espera para receber o Bolsa Família?
Como informado há pouco, o número de famílias aguardando a liberação aumentou bastante nos últimos 7 meses. Para se ter uma ideia, em dezembro do ano passado, mais de 176 mil pessoas esperavam pela aprovação do benefício — atualmente, há 689 mil na fila. Vale frisar que essas famílias já tiveram a documentação analisada e aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Contudo, o pagamento ainda não foi feito por falta de verbas. Para esse ano o investimento federal no Bolsa Família é de R$ 168 bilhões, o que dá cerca de R$ 14 bilhões por mês. Diante deste cenário, não há um tempo previsto para essa espera durar. Logo, resta aguardar um novo comunicado do Governo Federal.
Bolsa Família: pagamentos de julho
Como de costume, os repasses do programa são feitos mensalmente, nos últimos 10 dias de cada mês. Além disso, a ordem dos depósitos é baseada no último dígito do Número de Identificação Social (NIS), facilitando o acesso ao benefício para mais de 20 milhões de segurados . Sendo assim, os pagamentos deste mês já estão sendo feitos, veja as datas:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 18 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 19 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 22 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 23 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 24 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 25 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 26 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 29 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 30 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 31 de julho.