O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do Brasil, vai começar a ser pago no dia 17 de junho para mais de 20 milhões de cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Lembrando que o cronograma de repasses obedece uma ordem baseada no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada titular, com os depósitos sendo feitos pela Caixa Econômica Federal (CEF) sempre nos últimos 10 dias úteis.
Portanto, recebem primeiro os beneficiários com NIS final 1 (veja o calendário de junho abaixo). Vale mencionar que o pagamento do Bolsa Família deste mês será antecipado para segurados que moram em cidades em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal.
Nestes casos, todos recebem o montante no dia 17 de junho independentemente do final do NIS, como é o caso de centenas de municípios no Rio Grande do Sul. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) criou um site específico para que o beneficiário consulte as datas de pagamento de acordo com seu número final do NIS — você pode acessá-lo clicando aqui.
Calendário do Bolsa Família de junho de 2024
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 17 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 18 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 19 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 20 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 21 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 24 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 25 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 26 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 27 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 28 de junho.
Como saber se eu fui aprovado no Bolsa Família?
Para saber se o Governo Federal aceitou a sua solicitação, o responsável pelo núcleo familiar deve aguardar uma comunicação pelo correio dizendo que foi selecionado. Caso esteja na fila e não tenha recebido a carta, o chefe da família deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou se dirigir até o setor responsável na prefeitura da cidade onde mora.
Além disso, é possível saber se foi aprovado ou conferir a situação do benefício pelo aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS). Ainda, o interessado pode consultar o status na Central de Atendimento da CEF pelo telefone discando o número 111 ou ligando para o atendimento Caixa ao Cidadão.
Cabe destacar que para poder receber o Bolsa Família, a principal regra é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218. Atendendo a este critério, o primeiro passo é fazer a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados corretos e atualizados. Esse cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os CRAS. No entanto, mesmo inscrita no banco de dados, a família não passa a receber o recurso de imediato.