Beneficiários do Bolsa Família precisam ficar atentos a este golpe

Golpe está assustando beneficiários. Governo emitiu alerta.

Desde o mês passado, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem recebido relatos preocupantes sobre um golpe que está sendo aplicado contra as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Segundo as notificações, algumas famílias têm recebido mensagens de texto (SMS) contendo links maliciosos, projetados para realizar ataques cibernéticos.

Essas mensagens atraem os usuários a clicarem em links suspeitos que podem expor suas informações pessoais e financeiras aos criminosos, além de possibilitar o acesso indevido às contas bancárias onde os benefícios do Bolsa Família são depositados. Estes golpes são uma forma de phishing, em que os criminosos tentam roubar informações sensíveis das vítimas.

Como evitar golpes contra beneficiários do Bolsa Família

Para proteger as famílias beneficiárias, o MDS esclarece que existem canais oficiais e seguros de comunicação. Abaixo encontram-se algumas orientações fundamentais:

  • Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família;
  • O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;
  • Em caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS sempre informa antecipadamente aos estados e municípios através de canais oficiais;
  • O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

O que fazer em caso de suspeita?

Se uma família beneficiária suspeitar que foi lesada por um golpe, deve seguir os passos abaixo para minimizar os danos:

  • Dirija-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar uma contestação da transferência bancária;
  • A contestação também pode ser feita via aplicativo Caixa TEM;
  • Registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.

Além disso, a Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências e orientando sua rede bancária para proporcionar um atendimento adequado às famílias afetadas, reforçando os protocolos de segurança do aplicativo.

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