ProUni 2022.2: confira as datas de inscrição do segundo semestre

O Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, participou de uma live do presidente Jair Bolsonaro (PL) na última quinta-feira e informou a data de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Em uma das suas falas o ministro da educação confirmou que os candidatos poderão se inscrever para o Prouni entre os dias 1° e 4 de agosto através do Portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC).

Porém, apesar do anuncio do ministro, o edital do programa, que deve trazer todas as regras do Prouni, com o calendário completo ainda não foi publicado.

A segunda edição de 2022 do programa é voltado a estudantes que realizaram as últimas duas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que desejam estudar em uma instituição de ensino superior privada com bolsa.

O Prouni

A novidade nessa edição deve beneficiar os estudantes que vieram de escolas particulares e poderão se inscrever para receber uma bolsa parcial ou integral do governo federal.

Serão aceitas as inscrições de quem teve média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem 2020 ou 2021 e pontuação acima de zero na redação do exame, além disso, também é necessário estar em uma das modalidades a seguir:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública; ou
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral;  ou
  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral; ou
  • Ter feito todo o ensino médio em escola particular sem bolsa (novidade); ou
  • Pessoa com deficiência; ou
  • Professor de ensino básico da rede pública, em exercício da profissão (não há obrigação da comprovação de renda para tais profissionais).

Primeiro semestre

O Prouni é um programa do Ministério da Educação criado em 2004 que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, de até 50%, em instituições particulares de Ensino Superior.

As bolsas integrais são para candidatos com renda familiar máxima de um salário mínimo e meio por pessoa e, para as bolsas parciais (50%), o limite sobre para até três salários mínimos.

O programa acontece duas vezes ao ano e a primeira edição de 2022 recebeu inscrições de 22 a 25 de fevereiro e ofereceu 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.