Quais são os diferentes tipos de proxies e seus inúmeros usos?

Na era digital em que nos encontramos, onde smartphones trazem o mundo às nossas mãos e redes sociais são capazes de conectar cidadãos de diferentes lugares, pessoas e empresas já não conseguem mais realizar atividades simples do dia a dia sem o uso da internet. No entanto, toda essa conexão pode trazer riscos ou prejuízos, tanto para os usuários da internet doméstica quanto para os grandes ou pequenos negócios. É para nos ajudar a fugir desses perigos das redes que o proxy existe.

O proxy nada mais é do que um intermediário entre o nosso dispositivo de acesso a internet, seja ele um computador ou um smartphone, e o site ou serviço que pretendemos acessar ou utilizar. Quando digitamos um endereço de um site em nosso computador, por exemplo, estamos solicitando o acesso a ele. Contudo, não realizamos essa solicitação diretamente para este site, solicitamos o acesso ao proxy, que posteriormente encaminha a solicitação ao site em nosso nome.

Ou seja, o proxy, além de um intermediário, também é uma espécie de escudo ou barreira que nos impede de ter acesso direto a sites e serviços da internet em nome da nossa proteção digital. Afinal, se algum ataque cibernético tentar atingir um computador ou smartphone que usamos, ele é capaz de filtrar o tráfego da rede e bloquear conexões que pareçam suspeitas, evitando em um primeiro momento, ataques constantes que costumeiramente ocorrem nos ambientes virtuais e que nós nem percebemos.

Entenda tudo sobre a aplicação simples e os serviços de proxy para necessidades de negócios que estão cada vez mais populares.

Diferentes tipos de proxy

Existem diversos tipos de serviços, ambientes, aplicações e usos que encontramos na internet diariamente e que necessitamos utilizar nas tarefas do cotidiano como trabalho, estudo e até mesmo lazer. Por conta disso, são necessários tipos diferentes de proxies para intermediar e nos proteger nas diferentes atividades que realizamos atualmente. Contudo, em geral, existem basicamente dois tipos de proxies que utilizamos com frequência: o Proxy HTTP e o Proxy SOCKS.

O Proxy HTTP é usado geralmente para acessar sites na internet e tem como principal objetivo ajudar a bloquear ou liberar acesso a sites específicos, filtrar o tráfego da web para evitar ameaças e melhorar a velocidade do acesso aos sites que costumamos visitar com mais frequência. Já o Proxy SOCKS é mais geral e não serve para acessar sites na internet. Ele costuma ser usado principalmente para transferência de dados, como nos casos de compartilhamento de arquivos e envio de e-mails, por exemplo.

Principais usos do proxy

Os usos para o proxy são inúmeros. Pessoas em geral podem se beneficiar dele no dia a dia para, além de se proteger, de ameaças cibernéticas que ocorrem constantemente, também ter o acesso às redes facilitado. Isso porque o proxy costuma armazenar em cache as páginas da web que acessamos com mais frequência, reduzindo assim o tempo de carregamento delas. Além disso, ele pode ser utilizado para mascarar ou modificar o local em que nos encontramos. Isso é importante para, além de proteger nossa localização, também fornecer acesso a sites ou serviços que estão presentes em outros países.

Contudo, os grandes ou pequenos negócios são os que mais podem se beneficiar do proxy. Com todas as necessidades que os diferentes trabalhos de uma empresa apresentam, os funcionários de um negócio provavelmente utilizam muitos serviços que geralmente são acessados via internet. Por conta disso, proxies podem ser utilizados para blindar esses acessos, protegendo as informações dessas empresas, além de contribuir para o aumento da produtividade ao reduzir ou limitar os sites que podem ser acessados.

Sendo assim, é possível afirmar que os serviços realizados pelo proxy podem ser considerados essenciais e extremamente benéficos no dia a dia de um usuário individual da internet doméstica ou no cotidiano de grandes e pequenos negócios, onde o acesso a serviços e ambientes online é necessário e fundamental para a realização das mais variadas atividades. Além disso, todos esses benefícios ofertados pelo proxy são disponibilizados de forma automática durante o uso das redes, sem que o usuário da internet ou o colaborador da empresa necessite acionar qualquer tipo de mecanismo, economizando tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.