O Imposto de Renda (IR) é um dos impostos que mais preocupam o brasileiro, visto que muitos ainda não sabem quem deve declarar ou quais as consequências da não declaração. É importante ficar atento a esse imposto, visto que aqueles que não o fazem podem ter seu CPF bloqueado e até pagar multas altíssimas.
Além do CPF suspenso, alguns serviços também podem ser bloqueados, como:
- Financiamentos;
- Emissão de passaporte;
- Emissão de novos cartões de crédito;
- Matricular-se em instituições de ensino, entre outros.
Quem não declara o Imposto de Renda também pode cair na malha fina do governo, o que pode resultar em uma investigação detalhada das movimentações financeiras feitas pelo contribuinte e até ser acusado por crime de sonegação fiscal. A pena para esse tipo de crime pode ser de até 5 anos de prisão.
O valor do imposto atrasado pode gerar multa em 1% ao mês devido e chegar até 20% do valor do imposto.
Como regularizar o Imposto de Renda atrasado?
Agora que você já sabe todas as consequências que podem acarretar o não pagamento do Imposto de Renda, é necessário colocar a declaração em dia. Para isso, siga os passos abaixo:
- Baixe o programa de declaração de Imposto de Renda no site do Governo Federal;
- Com o app instalado, faça seu login ou cadastre-se;
- Vá até o ano que está pendente para a declaração;
- Tenha em mãos documentos que comprovem sua renda e informe seus rendimentos e extratos bancários necessários;
- Após o preenchimento, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) será gerado, e o pagamento deve ser feito em até 30 dias.
Para saber se você tem alguma pendência com a Receita, acesse o portal e-CAC e digite seu CPF ou CNPJ, além do código de acesso. Um relatório irá aparecer com sua situação atual.