O WhatsApp, um dos maiores aplicativos de mensagens do mundo, é alvo de diversas questões referente à privacidade do mensageiro. Isso porque diversas fotos, vídeos e mensagens podem ser usadas frequentemente como meio de compartilhamento de arquivos pessoais. Pensando na privacidade dos seus usuários, o WhatsApp anunciou a visualização única.
A função permite que o usuário envie fotos ou vídeos de visualização única. Depois de uma vez vista, a foto não pode ser salva ou usada novamente. Para aqueles que a receberam, não é possível visualizar a foto pela segunda vez, nem mesmo tirar print ou enviá-la para galeria.
A função está disponível desde 2022 e o usuário, no momento de envio do arquivo pode optar pela opção de visualização única. A modalidade está disponível nas versões Android e iOS e evita que suas fotos e vídeos sejam usados posteriormente ao envio. Se caso o usuário tentar gravar tela ou tirar print do arquivo, o mensageiro exibe uma mensagem de segurança, afirmando a restrição na função.
Vale lembrar que a opção de visualização única é diferente das mensagens temporárias. No caso da segunda, as fotos podem ser vistas novamente, assim como vídeos, mas tem um limite de tempo estipulado para exclusão.
Visualização única facilita o bloqueio de print
O recurso de visualização única pelo aplicativo promove maior privacidade aos usuários, visto que prints podem ser evitados no envio e recebimento de arquivos. Para utilizar a função, siga os passos abaixo:
- Abra uma conversa no WhatsApp;
- Clique no clipe que oferece as opções de envio de arquivos;
- Escolha a opção de tirar uma foto ou gravar um vídeo; selecione um arquivo na sua galeria do celular;
- Após escolher o arquivo que será enviado, clique no ícone com o número “1” que aparecerá no canto inferior direito da tela;
- Envie a mensagem para o seu destinatário.