A pontuação do score de crédito é um dos fatores mais observados em análises para a concessão de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, por exemplo. Por isso, uma mudança anunciada pela empresa Serasa pode melhorar a pontuação de muitas pessoas.
Um score de crédito pode ir de 0 (zero) a 1.000, e quanto maior for a pontuação mais chances a pessoa tem de receber uma resposta positiva para a solicitação que realizou.
A mudança no cálculo do score da Serasa foi feita para considerar outros fatores na avaliação, o que deve beneficiar vários brasileiros. Assim, com as alterações, o histórico de dívidas ainda é observado, porém, com menos relevância que antes.
Isso ocorre porque alguns fatores ganharam mais destaque dentro do sistema que define a pontuação, como responsabilidade com o crédito recebido e o relacionamento com as empresas.
Assim, várias pessoas conseguiram um aumento rápido na pontuação, por apresentarem atualmente um maior comprometimento com as dívidas que adquirem, realizando pagamentos em dia.
O score de crédito da Serasa
É importante esclarecer que o score não é o único parâmetro observado para a concessão de produtos de crédito, como cartões e empréstimos. Cada empresa estabelece sua própria maneira de avaliação e os seus critérios.
No entanto, manter uma boa pontuação na Serasa ainda tem bastante influência na avaliação das instituições. Assim, se a pontuação estiver muito baixa, você terá menos chances de conseguir a liberação do crédito, pois o número vai indicar um alto risco de inadimplência.
Nem todas as pessoas com pontuação baixa tem dívidas ou são mau pagadoras, as vezes a pontuação baixa ocorre porque há poucas informações para serem avaliadas. Assim, é importante pagar contas em seu próprio nome para gerar dados para avaliações.
Para consultar a sua pontuação basta acessar o app da Serasa, que está disponível para download por Android e iOS, depois é só fazer login com o número do seu CPF ou consultar pelo perfil no site.