O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano será realizado no dia 27 de agosto. Já as inscrições para a edição de 2023 vão estar liberadas do dia 22 de maio até 2 de junho.
A prova tem por objetivo conceder a certificação do ensino fundamental e do ensino médio para as pessoas que não conseguiram concluir seus estudos em tempo hábil.
Podem participar do exame toda pessoa que não tenha concluído os estudos básicos, de ensino fundamental e médio, no tempo regular, o que inclui brasileiros moradores do exterior e também pessoas que estão privadas de liberdade (PPL).
Assim, quem precisar obter a certificação do ensino fundamental deve ter 15 anos completos até o dia da prova. Também de forma obrigatória, quem deseja ter o certificado do ensino médio deve apresentar 18 anos completos até a realização do exame.
O cronograma publicado no dia 2 de janeiro pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apresentava alguns erros e por isso houve o reajuste do documento, na terça-feira, dia 17 de janeiro.
Cronograma do Encceja 2023
Enquanto a aplicação das provas vai ser no dia 27 de agosto, o gabarito deve ser publicado no dia 11 de setembro. Quem fez a prova só vai ter acesso a sua nota no dia 22 de dezembro.
No entanto, para quem está privado de liberdade há outras datas definidas. O período de inscrição vai ser do dia 24 de julho até o dia 4 de agosto, já o exame será aplicado nos dias 17 e 18 de outubro. Os gabaritos serão divulgados no dia 3 de novembro, enquanto o resultado será publicado no dia 22/12.
Os brasileiros que estão morando no exterior podem se inscrever entre os dias 17 e 28 de julho, a prova será aplicada no dia 22 de outubro e a divulgação do gabarito deve ocorrer no dia 14 de novembro. Já o resultado vai ser publicado também no dia 22 de dezembro.