Quem não tem nome sujo também pode ter o cartão de crédito Nubank rejeitado? Sim, pode, e o banco explica o que causa a recusa.
É importante entender que as instituições financeiras observam uma grande variedade de fatores antes de liberar qualquer produto de crédito, como cartões e empréstimos, por exemplo. Essas avaliações vão desde o score de crédito quanto os dados financeiros em seu nome, que podem estar desatualizados.
Assim, mesmo alguém que nunca sujou o nome com a falta de pagamento de uma dívida pode não ter gerado informações financeiras suficientes para a instituição avaliar o histórico de pagador dela.
Como funciona a análise para liberar o cartão de crédito Nubank?
O banco explica que são utilizadas informações de bancos de dados públicos, com análise feita a partir dos critérios próprios do Nubank. A análise gera uma pontuação interna que tem por objetivo fazer entender o perfil de uso que pode se encaixar na capacidade operacional do banco naquele momento.
A pontuação mínima para ter a solicitação do cartão aprovada pode mudar de acordo com o período em que a análise está sendo feita. Assim, varia segundo os perfis que pediram o cartão no mesmo período.
Também pode influenciar na pontuação outras informações e fontes de dados que são constantemente incluídos nos modelos de análise do Nubank.
A instituição ainda esclarece que não faz análise de risco de crédito para o mercado, suas análises são internas e não significam pendências no nome de quem está solicitando. Assim, mesmo quem não está com o nome sujo pode ter o cartão recusado naquele momento.