O benefício desenvolvido para ajudar famílias carentes com a compra do item doméstico deve voltar a ser pago em fevereiro, seguindo as mesmas datas do Bolsa Família. Quem está preocupado se retorna entre os beneficiários em 2023 pode fazer a consulta online do Auxílio Gás.
Para saber a situação do seu benefício o cidadão ou a cidadã pode consultar a situação através do aplicativo Auxílio Brasil, pelo aplicativo Caixa Tem ou ainda pode entrar em contato pelo telefone 111, da Caixa Econômica Federal, ou através do número 121, do Ministério da Cidadania.
Todos os contatos são gratuitos. É importante lembrar que através do app Caixa Tem os beneficiários ainda podem movimentar pelo celular o dinheiro depositado pelo governo.
Depois que a quantia estiver na conta a família que a recebeu tem o prazo de 120 dias para sacar ou movimentar o valor, caso este limite seja ultrapassado o benefício será retornado para o governo.
Calendário de pagamento da primeira parcela do Auxílio Gás
A primeira parcela do Auxílio Gás em 2023 será repassada juntamente a última parcela do Auxílio Brasil, isso porque, apesar do programa já ser chamado de Bolsa Família, os repasses com todas as mudanças do Bolsa Família, inclusive a parcela adicional de R$ 150, só serão feitos a partir de março.
Em fevereiro o pagamento será adiantado por causa do feriado de carnaval. Ele é realizado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Confira todas as datas:
- NIS de final 1 recebe em 13 de fevereiro;
- NIS de final 2 recebe em 14 de fevereiro;
- NIS de final 3 recebe em 15 de fevereiro;
- NIS de final 4 recebe em 16 de fevereiro;
- NIS de final 5 recebe em 17 de fevereiro;
- NIS de final 6 recebe em 22 de fevereiro;
- NIS de final 7 recebe em 23 de fevereiro;
- NIS de final 8 recebe em 24 de fevereiro;
- NIS de final 9 recebe em 27 de fevereiro;
- NIS de final 0 recebe em 28 de fevereiro.